CPTM instala monitores de LCD de 46 polegadas no CCO Brás

Equipamento monitora embarque e desembarque de usuários

sáb, 14/06/2008 - 13h34 | Do Portal do Governo

O CCO – Centro de Controle Operacional, localizado na Estação Brás, acaba de ganhar 12 monitores de LCD (Liquid Crystal Display) de 46 polegadas, com alta definição de imagem. Os equipamentos servem para visualizar, em tempo real, todas as imagens da movimentação de embarque e desembarque de usuários, além das chegadas e partidas das composições nas 88 estações da CPTM. Antes da implantação do novo sistema,   as imagens eram apresentadas em monitores convencionais de 28 ou 17 polegadas e visualizadas apenas no âmbito de cada console de operação. Agora, todos os controladores e supervisores do CCO poderão visualizá-las.

Os aparelhos recebem as imagens captadas por 340 câmeras compartilhadas com a Central de Monitoramento da Segurança, que estão posicionadas nas plataformas das estações, em 22 municípios atendidos pelo trem metropolitano.

Ao todo, foram fixados seis monitores sobre os painéis sinóticos de controle das linhas 8 – Diamante (Júlio Prestes –  Itapevi ) e 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú) e outros seis sobre o painel das linhas 11- Coral (Luz – Estudantes) e 12 – Safira (Brás-Calmon Viana). “Os monitores são um recurso extremamente importante para o CCO e irão permitir uma grande ajuda na gestão da circulação”, afirma Francisco Pierrini, gerente de controle operacional.

 Pierrini explicou que a implantação dos monitores surgiu da necessidade de se visualizar melhor as imagens das estações no CCO. Diante disso, ele solicitou à equipe  de Engenharia de Sistemas do DOOG – Departamento de  Engenharia  de Controle Operacional, coordenado pelo engenheiro Francisco Heimbeck, que desenvolvesse o projeto, que ficou pronto em dois meses  e levou em consideração aspectos tecnológicos, ergonômicos e de adaptabilidade à evolução tecnológica e funcional do CCO.

 Ao todo, foram adquiridos 16 monitores. O investimento chegou a R$ 94 mil.  Além das 12 telas instaladas na sala de controle, mais três aparelhos serão alocados na sala de  estratégia operacional  e outro no recinto de reuniões.

Através dos novos equipamentos, os controladores de circulação podem visualizar até 16 imagens, simultaneamente, de diferentes estações. Outra grande vantagem é que  imagens captadas nos monitores podem ser visualizadas por todos que estiverem na sala de operação do CCO.   

Em relação aos monitores convencionais, as telas de LCD, apresentam algumas vantagens: telas realmente planas, que evitam distorções de imagem; cansam menos a vista; consomem menos energia; não emitem radiação nociva; tem contraste superior aos monitores do tipo tubo, além de possuírem correção de distorções, deixando as imagens em estado harmônico mesmo em movimento.

Para a controladora de circulação I, Valda Aparecida Pícoli, a instalação dos novos aparelhos foi muito bem vinda. “Eu achei ótimo. Principalmente, para nós que temos que acompanhar a circulação. Às vezes, um trem está com problemas de portas ou perda de tração. Então, você coloca a imagem da estação e acompanha tudo o que está acontecendo: se a segurança está apoiando; se o maquinista está atuando ou se tem supervisor no local; enfim, foi muito boa essa aquisição”, afirmou ela. “Pra gente é como se estivesse na estação. O nosso trabalho ficou mais dinâmico”, completou.

 O controlador II, Marcelo Henrique dos Santos, compartilha a mesma opinião de sua colega. “Os monitores são extremamente úteis. Eles nos auxiliam a acompanhar o embarque e desembarque em qualquer estação. Antes, o acompanhamento era feito por monitores nos consoles, mas agora, com esses de LCD, as imagens ficaram mais nítidas”, disse.

Da CPTM

(I.P.)