CPTM instala banco para pessoas obesas em sete estações

Lei Estadual determina a reserva de, no mínimo, duas poltronas para pessoas obesas em transportes públicos

ter, 16/09/2008 - 16h33 | Do Portal do Governo

As nove estações recém-inauguradas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) agora contam com assentos preferenciais exclusivos para pessoas obesas. Primavera-Interlagos e Grajaú, da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), USP Leste, Comendador Ermelino, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano, da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), tiveram os bancos instalados nas plataformas nos últimos dez dias. Autódromo e Jurubatuba, também da Linha 9-Esmeralda, foram as primeiras do sistema metroferroviário a receber o recurso, em março.

As instalações atendem à Lei Estadual nº 12.225, que determina a reserva de, no mínimo, duas poltronas especiais para pessoas obesas em transportes públicos, cinemas, teatros e casas de espetáculos. Cada plataforma possui um assento, com a dimensão exigida por lei para acomodar uma pessoa com índice de massa corpórea (IMC) igual ou superior a 40, segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Acima deles, há uma placa com a seguinte indicação: local reservado para obesos – Lei Estadual nº 12.225, de 11/01/2006.

Além das estações, os trens serão contemplados. Neste caso, dois bancos que servem aos usuários preferenciais também atenderão ao obeso. A comunicação visual indicativa desse assento leva a inscrição de local reservado para obesos ao lado dos pictogramas convencionais para usuários especiais. Conforme a Resolução nº 27, de 05 de maio de 2006, da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, as empresas metroferroviárias têm até janeiro de 2011 para adaptarem as plataformas e interior dos trens.

Metrô

O Metrô já desenvolveu um projeto para substituir os bancos dos seus 118 trens e implantar novos assentos nas suas 55 estações. No caso dos trens, o vagão-líder e o último vagão terão um assento cada (dois por trem), enquanto que as estações contarão com dois assentos em cada extremo da plataforma. De acordo com o Planejamento Estratégico da companhia, os bancos começam a ser instalados em dezembro, com prazo de um ano para conclusão.

Da CPTM