CPTM: Inscrições de concurso “Aluno Aprendiz” terminam quarta-feira

Podem participar jovens nascidos entre 01/03/85 e 01/03/90, de ambos os sexos, que tenham o segundo grau completo

seg, 15/01/2007 - 19h46 | Do Portal do Governo

Termina na próxima quarta-feira (17/01) o prazo de inscrição para o concurso público Aluno Aprendiz, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). As aulas serão ministradas no Centro de Treinamento e Formação Profissional Engº. James C. Stewart, unidade educacional mantida pela empresa em convênio com o SENAI. Podem participar jovens nascidos entre 01/03/85 e 01/03/90, de ambos os sexos, que tenham o segundo grau completo.

Das 32 vagas oferecidas, 24 são para o curso Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos, enquanto as demais para a formação de Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos. O objetivo é habilitar profissionais em planejamento, supervisão e execução dos serviços de manutenção em transportes sobre trilhos, por meio de técnicas, procedimentos e métodos de trabalho.

As inscrições devem ser feitas somente via Internet, através do site da Conesul (www.conesul.org), empresa responsável pelo processo de seleção. Na CPTM, as estações Brás, Tatuapé, Dom Bosco, José Bonifácio, Mogi das Cruzes, Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Piqueri, Barra Funda, Pinheiros, Granja Julieta e Socorro possuem postos do Acessa São Paulo, que oferecem acesso gratuito.

Após o preenchimento dos dados é necessário imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 11, em qualquer agência bancária. A prova de conhecimentos teóricos será realizada no dia 4 de fevereiro, em locais e horários a serem divulgados a partir de 30 de janeiro.

Os testes serão alternativos e compostos de 40 questões, sendo 20 de Português e as demais de Matemática, valendo 2,5 pontos cada. Será considerado aprovado na primeira etapa o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acertos na prova, desde que não zere em nenhuma das duas disciplinas.

O período de formação é de 24 meses, com aulas de segunda a sexta-feira. Na fase escolar, o horário é das 7h às 16 horas, enquanto no período de estágio, das 8h às 17 horas. No primeiro ano os alunos recebem um salário mínimo e, no segundo, 1,5 salário.

Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site da Conesul.

Da CPTM