CPTM: Inovação tecnológica na manutenção da rede aérea de energia

Fabricado na Europa, veículo de manutenção hi-tech entra em operação na CPTM

qua, 27/09/2006 - 14h04 | Do Portal do Governo

 Um dos mais modernos do sistema metroferroviário brasileiro, o veículo de inspeção e manutenção da rede aérea de energia, recém-adquirido pela CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos), entra em operação nesta quarta-feira (27/09). Das 10 às 15 horas, equipes vão operar a máquina dentro de um túnel, entre as estações Botujuru e Francisco Morato, na Linha A (Luz – Francisco Morato), a fim de checar componentes do sistema de alimentação elétrica.

Fabricado na França e Itália pela Geismar, o veiculo avaliado em cerca de R$ 4,9 milhões, acompanha o que há de mais avançado em tecnologia ferroviária, permitindo otimizar recursos, agilizar procedimentos e propiciar condições de trabalho mais adequadas para os funcionários de campo.

Entre suas principais características está a versatilidade. De autopropulsão (movido a diesel),  tem autonomia para se movimentar rapidamente em qualquer ponto das linhas, dispensando assim, o uso de uma locomotiva para reboque. O seu conjunto pode prestar tanto serviços de rede aérea, como auxílio a avarias com trens e locomotivas ao longo das vias, tarefas que hoje, são executadas pelas mais variados aparelhos e ferramentas.

Outra peculiaridade é o motor diesel com injeção eletrônica, da marca Scania, com potência de 245 HP, 6 cilindros e 9 litros de capacidade, superalimentado. Este motor é dotado de catalisador, atendendo à norma Euro III e todas as recomendações das futuras exigências do CONAMA relativas à baixa emissão de poluentes. Os níveis de ruído e  poluição são baixíssimos. O grupo gerador auxiliar  também possui catalisador, com cabine silenciada, ajudando nos esforços para diminuir o som emitido pelo aparelho.

Para a inspeção das condições dos fios trolleys (cabos de alimentação de energia de tração), seus cabos e componentes de sustentação, a máquina possui um sistema computadorizado chamado “Magic”. Este, por sua vez, faz a medição, registro e análise eletrônicas das características da rede aérea, por meio de câmera posicionada acima da cabine de condução. As imagens dos gabaritos da fiação são gravadas em CD’s ou em VHS e os resultados podem ser impressos. O sistema possui no-break, que permite seu funcionamento ininterrupto.

  Por questões de segurança do trabalho, todas as partes sujeitas ao contato físico pelos funcionários são claras e galvanizadas, neste último caso afastando a presença de ferrugem.

Ferrovia e Tecnologia

Com  cerca de 21m de comprimento, o veículo é composto por cinco  partes principais: o VCA (veículo de controle e apoio), a plataforma elevatória (para manutenção de rede aérea), a PLC (plataforma leve de carga), o guindaste e o VRS (vagão reboque de socorro). Na primeira fica a cabine de comando, com ar-condicionado e aquecedor, e que leva até oito passageiros, fora o condutor. O mesmo local abriga uma torre de inspeção, com cadeira acima do nível do piso da cabine.

O guindaste conta com controle sem fio – como se fosse um joystick de vídeo game -, um cesto elevatório e faróis na coluna principal dos dois lados, permitindo a iluminação dos equipamentos movimentados em qualquer sentido. Na PLC, encontram-se os suportes para carretéis giratórios de bobinas de fiação, já adaptados para as características do material da CPTM. O veículo tem sistema de interfones, que permite a comunicação entre o cesto do guindaste, a plataforma elevatória e a cabine de condução.

Da CPTM