CPTM inicia nova campanha de combate à dengue

Campanha começa nesta segunda-feira, dia 18

qui, 14/06/2001 - 9h44 | Do Portal do Governo

A preocupação com a dengue em São Paulo leva a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a uma nova parceria com o Centro de Controle de Zoonoses.

Nesta segunda-feira, dia 18, as estações mais movimentadas da CPTM receberão equipes treinadas para reforçar a campanha de prevenção, além da fixação de banners, com conteúdo educativo.

A incidência da dengue em São Paulo deixa as autoridades de sobreaviso com a demora da chegada do frio, pois o calor é ideal para a proliferação do mosquito. Por ter 270 km de linha cortando 22 municípios, dos quatro cantos da região metropolitana, e receber mais de 1 milhão de passageiros por dia, a CPTM ampliará a comunicação de prevenção à doença, junto aos usuários.

Como o exemplo começa dentro de casa, a empresa já dispõe de mais de 1.600 homens para limpeza contínua dos vários trechos desses 270 km de via permanente, onde transeuntes ou moradores próximos costumam depositar lixo e entulhos. É comum os passageiros da CPTM encontrarem, ao longo da via, os grupos que compõe as Frentes de Trabalho do Governo do Estado. Esses trabalhadores são identificados com coletes abóbora e estão capinando o mato, recolhendo o lixo ou eliminando poças de água.

As iniciativas de prevenção ocorrem também nas estações e nas áreas administrativas, com a eliminação de recipientes com água parada e limpeza da roda dos trens.