CPTM implantará novos sistemas de sinalização

Com a nova tecnologia, CPTM poderá adotar intervalos entre trens de até 180 segundos

sex, 06/11/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) acaba de assinar contrato para implantação do novo sistema de sinalização e controle de tráfego. Denominado de Comunications-Based Train Control (CBTC) ou controle de trens baseado em telecomunicações, o sistema será implantado nas linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e 11-Coral (Luz-Estudantes). 

Com essa tecnologia, que será adotada nos trens, vias e CCO [Centro de Controle Operacional], em 2011, a CPTM poderá adotar intervalos de até 180 segundos. Isso significa que a circulação de trens terá um melhor desempenho, gerando um aumento da velocidade média e menor tempo de espera nas plataformas. Assim, o usuário terá um conforto ainda maior, com mais espaço nos trens e menor tempo de viagem. 

As linhas 8 e 11 têm prazo de 18 meses para instalação de toda a nova sinalização. Já na Linha 10, o novo sistema será implantado em 18 meses a contar a partir da conclusão das linhas 8 e 11. Na Linha 9-Esmeralda, estão em licitação a duplicação do sistema de telecomunicações e a troca da rede aérea por outra mais moderna (autocompensada) para permitir a melhoria da confiabilidade do sistema, entre as estações Jurubatuba e Osasco. 

Realizar todas essas licitações é um passo decisivo para o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano (Expansão SP). Embora as obras não sejam visíveis, como os trens e estações, no conjunto, permitirão reduzir os intervalos, aumentar o número de viagens e, consequentemente, a oferta de lugares, além de garantir maior conforto para os usuários do sistema metro-ferroviário. Um dos objetivos principais é permitir à CPTM operar 160 quilômetros de suas linhas com qualidade de serviço equivalente a de um metrô de superfície. 

Da CPTM