CPTM implanta dispositivo antiderrapante em estações de maior movimento

Objetivo é aumentar a segurança para os usuários; faixa emborrachada tem superfície semelhante a uma lixa

ter, 07/08/2007 - 11h45 | Do Portal do Governo

A CPTM está implantando um novo dispositivo antiderrapante nas plataformas das estações de maior movimento. O objetivo é aumentar a segurança para os usuários.

Além de antiderrapante, a faixa, de 10cm de largura, também é refletiva, o que ajuda o passageiro a identificar o final da plataforma, mesmo no escuro. O material emborrachado, e com superfície semelhante a uma lixa, é afixado com uma cola especial a base de borracha que se funde com a superfície de contato e da forte aderência na borda da plataforma de concreto, após a faixa amarela de alerta.

As estações Barra Funda, Presidente Altino, Osasco e Carapicuíba, na Linha B (Julio Prestes-Itapevi), já contam com a faixa, na cor branca, instalada na beirada e ao longo das áreas operacionais das plataformas. Até agora, foram implantados aproximadamente 5 mil metros lineares do material.

No momento, a companhia executa a colocação das faixas nas seguintes estações da Linha D (Luz-Rio Grande da Serra): São Caetano e Santo André. As próximas unidades a receberem o dispositivo são Brás, Tatuapé e Guaianazes, na Linha E (Luz-Estudantes).

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(J.H.)