CPTM: “Imagens da cidade” no Espaço Cultural Brás

Jovens da Fundação Gol de Letra e da Associação Profissionalizante BM$F fotografam a cidade em homenagem ao seu aniversário

qua, 10/01/2007 - 13h52 | Do Portal do Governo

Em homenagem ao aniversário de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro, jovens da Fundação Gol de Letra e da Associação Profissionalizante BM&F retratam a arquitetura e história da metrópole na exposição “Imagem da Cidade”. Apoiados pelo projeto “Alfabetização Visual”, os 20 jovens percorreram o cenário da capital paulista na busca por formas e detalhes estéticos para registrar as imagens que estão expostas no Espaço Cultural da CPTM, a partir de hoje.

Locais como o Estádio do Pacaembu, Estação da Luz, Estação Júlio Prestes, Mercado Municipal e Pátio do Colégio estiveram entre os preferidos no roteiro dos “fotógrafos”. A escolha por fotos em preto e branco remetem a uma sensação de nostalgia, como se o espectador estivesse em contato com o passado.

Para isso, os jovens participaram de um curso de fotografia onde temas como a história da cidade de São Paulo e a arquitetura, como um conjunto, foram discutidas. Por meio do resgate cultural e da compreensão do curso, com o estudo de referências da fotografia como Cristiano Mascaro, autor dos livros, entre outros, “A Cidade” e “Luzes da Cidade”, os participantes registraram um olhar de contemplação ao município que irá comemorar seu 453º aniversário.

São 24 fotos digitais (ampliadas em 50 por 75 cm) selecionadas pelo curador da mostra e também autor do projeto, João Kulcsár. “A idéia de aproximar e discutir a arquitetura da cidade com os jovens tem dois importantes aspectos”, revela Kulcsár. “O primeiro se trata do reconhecimento do patrimônio histórico e o segundo da conscientização para preservação destes locais”.

O projeto “Alfabetização Visual” também tem por objetivo utilizar a fotografia como ferramenta de cidadania. Desde 1990 atua com jovens da Febem, Meninos do Morumbi, Projeto Travessia e Itaú Cultural promovendo a expressão pessoal e uso da fotografia como um instrumento de valorização.

A exposição “Imagem da Cidade” é realizada pela Caixa Cultural e pela ONG Alfabetização Visual com o apoio do Centro Universitário Senac, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Fundação Gol de Letra e da Associação Profissionalizante BM&F.

As fotos estarão expostas no Espaço Cultural da CPTM até o dia 9 de fevereiro. Para os usuários que já puderam apreciar a exposição, contam que esta é uma grande surpresa feita pela companhia: “Bem interessante. São muito criativas, parece até que são de outros países”, afirma o missionário Macedo da Silva.

“É bonito. Algumas eu reconheço, outras não. Uma coisa que ninguém espera”, disse a auxiliar administrativa, Priscila Turetta. Além disso, as imagens parecem chamar a tenção também pela escolha das cores em que foram ampliadas. É o que explica a vendedora Valéria Barbosa “As fotos são bem diferentes e o que mais me chamou a atenção é o fato de todas as fotos serem em preto e branco, aguça a curiosidade”.

Serviço

Exposição “Imagem da Cidade” – 24 fotografias em Preto e Branco

Curadoria: João Kulcsár

Local: Estação Brás da CPTM

Endereço:  Praça Agente Cícero S/Nº

Data: 09 de janeiro a 09 de fevereiro de 2007

Preço: Gratuito para os usuários da CPTM e oriundos da integração com o Metrô. Para quem estiver nas imediações e quiser visitar a exposição, o preço equivale ao acesso ao sistema (R$ 2,30).

Da CPTM