CPTM: Grafite criado por OsGêmeos desfila pela Linha C

A atividade também faz parte do Projeto Graffiti, desenvolvido pela companhia desde 2001

sex, 20/10/2006 - 17h10 | Do Portal do Governo

Até o fim de novembro, uma enorme obra de arte itinerante pode ser apreciada na Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). É o trem alemão, série 3000, que foi todo grafitado pelos artistas OsGêmeos, Ise, Nina e Nunka para inauguração do evento Ruas, do Itaú Cultural.

A composição é vista por mais de 100 mil usuários diariamente e por quem passa pelas marginais do Rio Pinheiros. Além de servir como incentivo à arte, a ação tornou a viagem de trem mais agradável. Pesquisa realizada com mais de 2,5 mil usuários apontou  81% de aprovação.

A atividade também faz parte do Projeto Graffiti, desenvolvido pela companhia desde 2001, com o intuito de inibir o vandalismo nos trens e estações. O resultado foi melhor do que o esperado: entre 2003 e 2005 houve queda de 42,1% nas ocorrências de pichações em dependências da companhia, e o vandalismo nos trens diminuiu 64%.

A arte em grafite pode ser vista em painéis e muros espalhados por toda a CPTM: estações Domingos de Moraes, Barra Funda, Lapa A, Lapa B, Luz, Brás, Ipiranga, Brás Cubas, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Jandira, Barueri, Santo André, São Caetano e São Miguel Paulista, além dos tapumes de obras nas estações Presidente Altino e Osasco.

Nos trens, o grafite vem sendo ilustrado desde 2004, quando duas composições japonesas que circulam na extensão da Linha B [Itapevi – Júlio Prestes], no trecho entre Itapevi e Amador Bueno, ganharam cor. Através dos desenhos, elas contam um pouco da história da ferrovia e do dia-a-dia dos paulistas que utilizam o transporte sobre trilhos como meio de locomoção para o trabalho ou para lazer.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.