CPTM garante operação de todas as linhas neste final de semana

Liminar determina manutenção de 60% da frota circulando no sábado e 70% no domingo

sáb, 17/10/2009 - 10h03 | Do Portal do Governo

Diante da decisão dos sindicatos, em assembléia na noite desta sexta-feira (16/10), decidindo pela greve, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informa que já acionou o Plano de Contingência, de acordo com a legislação, que determina a manutenção de serviços essenciais em caso de greve. A Justiça do trabalho determinou nesta sexta-feira (15) que os sindicatos garantam a circulação de pelo menos 60% da frota da CPTM no sábado e 70% no domingo. Caso a decisão judicial seja descumprida, os sindicatos terão de arcar com multa de R$ 100 mil por dia.
 
A CPTM repudia a decisão dos sindicatos de ignorar a necessidade de deslocamento da população, e decretar a paralisação, mesmo após uma série de negociações firmadas entre a Companhia e a categoria, além da decisão da Justiça.
 
A negociação do dissídio dos ferroviários teve início em 18 de agosto. De um total de 68 cláusulas em discussão, 64 já tiveram acordo. A CPTM apresentou uma série de propostas para reajustes salariais e para a implementação de um plano de remuneração variável. A última proposta determina reajuste de 4,65%, superior à variação da inflação, e uma remuneração variável a vigorar de set/2009 a dez/2010 que pode chegar a 2,3 salários para cada empregado, a partir do cumprimento de metas de trabalho. A implementação do plano de remuneração variável implica na substituição do reajuste salarial que seria aplicado em setembro de 2010.
 
A CPTM ressalta que está garantida a operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), neste fim de semana em que acontece o Grande  Premio Brasil de Fórmula 1.

Da CPTM