CPTM garante intervalo de trens durante período de racionamento de energia

Horários de pico estão sendo respeitados

seg, 04/06/2001 - 14h42 | Do Portal do Governo

Dentro do seu programa de racionalização do uso de energia elétrica, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, vai garantir os intervalos de trens nos horários de pico. A única mudança ocorre nos chamados ‘horários de vale’, quando o movimento de passageiros é menor.

Desde o último sábado, dia 2, portanto, a freqüência de viagens foi reduzida de uma média de 13 minutos para 20 minutos, em todas as seis linhas do sistema, a partir das 9h até 16h, e a partir das 20h, ou das 22h nas linhas E e F. Com a medida, a CPTM pretende alcançar a meta fixada pelo Governo Federal, que recomendou aos órgãos e às empresas públicas que reduzissem em 20% o consumo de energia. A CPTM consome 24,2 milhões/kWh/ por mês apenas em tração. O consumo médio total da empresa é de cerca de 27 milhões/kWh por mês.

Medidas Administrativas

A CPTM iniciou o seu programa de redução de consumo de energia no dia 26 de maio, antes portanto,da data fixada pelo Governo Federal. As medidas envolveram estações, pátios, oficinas e unidades administrativas.

O programa prevê a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de alto rendimento, a redução da iluminação nos próprios da empresa, incluindo pátios e oficinas, o desligamento das luzes fora do horário da operação comercial e a racionalização geral do sistema de iluminação e de ar-condicionado.

Os trens estão trafegando no horário diurno também com as lâmpadas apagadas, com a exceção dos que servem a Linha E – Leste Tronco (Brás-Mogi das Cruzes/Estudantes), onde existem túneis.