CPTM: Festa celebra o 92º aniversário da ferrovia Perus-Pirapora

Passeios monitorados, pelos 2km de linha já revitalizados pela entidade na Maria Fumaça fabricada em 1912

sex, 04/08/2006 - 16h09 | Do Portal do Governo

A CPTM doará três mil dormentes inservíveis de madeira para a recuperação de mais 6km da antiga Estrada de Ferro Perus-Pirapora, que atravessa o Parque Anhanguera, entre o bairro de Perus e o município de Cajamar. Tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), em 1984, esta ferrovia comemorará seus 92 anos de existência com um evento no sábado (05/08), das 10 às 16 horas, no mesmo local (acesso pela saída 26ª, da rodovia Anhanguera, em Perus).

Promovida pelo Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC), responsável pela revitalização do ramal, a festa terá várias atrações, como a apresentação de grupos musicais da comunidade local. Outro destaque serão os passeios monitorados, pelos 2km de linha já revitalizados pela entidade, na charmosa Maria Fumaça, fabricada em 1912 pela empresa francesa Decauville Ainé, totalmente restaurada no final de 2005.
 
A CPTM, que possui convênio com o IFPPC, firmado em 2002, com anuência das Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e da Cultura, já havia fornecido dormentes, sem uso, para o trecho recuperado.
 
Grupos de estudantes, ONG’s ou outros interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail: peruspirapora@yahoo.com.br, para solicitar o convite.

Da CPTM