CPTM estará no roteiro da tocha Pan-Americana

Comitiva sai da Estação Julio Prestes às 8 horas e percorrerá pontos turísticos da cidade

ter, 03/07/2007 - 16h20 | Do Portal do Governo

No próximo domingo, 8, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) participará do circuito percorrido pela tocha do Pan-Americano, na capital. O evento está marcado para às 8 horas, na Estação Julio Prestes, de onde a comitiva oficial, que preserva o fogo, percorrerá um extenso itinerário por pontos históricos da cidade.

Concebida em 1951, nos primeiros jogos Pan-Americanos em Buenos Aires, na Argentina, a tocha olímpica tem como tradição anunciar a proximidade das competições. Herdada dos gregos, ela leva uma mensagem de paz pelos locais em quem passa, sugerindo ou antecipando o fim de qualquer hostilidade entre os povos. Era assim nos primórdios da Grécia: durante a celebração dos jogos, a guerra ficava terminantemente proibida. Daí a força que a Tocha ganhou como símbolo da união entre as nações.

A partir da Estação Julio Prestes, da CPTM, a tocha circulará por várias ruas e avenidas importantes, já relacionadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), até chegar ao Parque do Ibirapuera.

Da CPTM