CPTM: Estações Tatuapé, Mogi, Poá e Suzano fazem aniversário na próxima semana

Mogi, Poá e Suzano chegam a 131 anos de existência

qui, 02/11/2006 - 16h12 | Do Portal do Governo

Na próxima semana, quatro estações comemoram data de inauguração. No domingo (5), Tatuapé completa seu 25º aniversário e na segunda-feira (6) as centenárias estações Mogi das Cruzes, Poá e Suzano chegam aos 131 anos. Edificadas no século XVIII, essas três unidades constituíram a Estrada de Ferro do Norte e a E. F. São Paulo – Rio.

Tatuapé

Inaugurada em 1981 pelo então Ministro dos Transportes, Eliseu Resende, a unidade substituiu a antiga Estação Clemente Falcão. Nessas duas décadas, sua área passou por um processo de modernização para se adequar às normas de acessibilidade e conforto aos usuários.

Atualmente, é um importante ponto na região e integra as linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana), com uma média de 17 mil passageiros transportados em dias úteis. Além disso, permite integração com a Linha Vermelha do Metrô, com a qual divide as instalações.

Mogi das Cruzes

A unidade Mogi das Cruzes, inaugurada em 1875, está localizada na cidade de mesmo nome e cuja origem data do século XVI. Em setembro de 1929, ganhou um novo prédio com duas plataformas. Na época, Mogi ficava na extremidade da linha de subúrbios da Central do Brasil, em São Paulo. A partir de 1984, a R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal) reformou completamente a edificação, inaugurando em agosto mais três plataformas e ampliação das duas já existentes.

Poá

A história da Estação Poá também teve início em 1875, com a construção da Estrada de Ferro do Norte ou E. F. São Paulo – Rio. Na década de 20, um novo prédio substituiu o original. Com os anos, composições com passageiros iniciaram a circulação no local. Em 1984, a edificação foi novamente reconstruída.

Suzano

A Estação de Guayó foi construída em 1900. No mesmo ano, recebeu o nome Suzano, em homenagem a Joaquim Augusto Suzano Brandão, engenheiro residente da Central do Brasil. A cidade formou-se em seu entorno e também homenageou o morador ilustre. Nos anos 70, um prédio moderno substituiu o antigo para ampliar os serviços.

Assessoria de Imprensa da CPTM

C.A.