CPTM: Estações são monitoradas por câmeras em tempo real

São 765 câmeras de Circuito Fechado de TV instaladas em 83 estações

qua, 28/12/2005 - 18h18 | Do Portal do Governo

De janeiro a novembro de 2005, as 765 câmeras de CFTV (Circuito Fechado de TV) instaladas em 83 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) registraram a imagem de 69 roubos a estações e três tentativas, que culminaram na detenção de 14 pessoas. Também revelaram a ação de clonadores de bilhetes, resultando na prisão de 31 fraudadores. Além disso, ajudaram a detectar outros episódios, como pessoas que tentaram o suicídio ou praticaram evasão de renda.

O monitoramento em tempo real das imagens captadas pelas câmeras é um recurso importante para a segurança dos funcionários e usuários. O processo de implantação dos equipamentos começou em 2004 e, no primeiro semestre desse ano, foi concluída.

O sistema visa coibir crimes e atos de vandalismo, bem como ajudar na assistência a acidentes com usuários. Além disso, auxilia o acompanhamento do trabalho dos agentes da segurança, proporcionando mais agilidade no atendimento das ocorrências, principalmente nos casos de roubo a bilheteria, evasão de renda e clonagem de bilhetes. Desde a implantação das câmeras vários casos foram esclarecidos, com ladrões identificados e presos.    

Funcionamento

      Na central de monitoramento, os agentes da CPTM acompanham toda a movimentação de usuários nas plataformas, linhas de bloqueios, bilheterias, salas operacionais e entradas das estações, por meio de cinco monitores de 21 polegadas.

Em caso de qualquer anormalidade, a estação envia um alarme de pânico que é, imediatamente, recebido pela central. Ao mesmo tempo do recebimento do aviso, as imagens da estação que o emitiu aparecem na tela do monitor.

A partir disso, os agentes fazem um contato telefônico com o local e em questão de segundos conseguem detectar se está realmente ocorrendo algo de anormal. No caso da confirmação do assalto, por exemplo, os agentes acionam a Polícia Militar e o destacamento de segurança da CPTM mais próximo.