CPTM: Estação São Miguel Paulista está de cara nova após ampla reforma

Bicicletário, jardim e moderna bilheteria são algumas das inovações que contemplam os 8,7 mil passageiros que embarcam diariamente no local

sex, 01/09/2006 - 12h31 | Do Portal do Governo

A Estação São Miguel Paulista, da Linha F (Brás – Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), está de cara nova depois de ampla restauração e mudanças. O usuário nota as alterações logo na entrada, onde se destaca imenso painel grafitado, um bicicletário (com 36 vagas) e área ajardinada. No local, não há mais ambulantes. Com as reformas, que duraram três meses, passou a ser referência da CPTM. Há outras mudanças, como a melhoria no atendimento dos passageiros, nova bilheteria, sanitários públicos e para deficientes, posto de atendimento ao usuário e salas de som e segurança. Além da reforma física, houve readequação de toda a área operacional, capacitação de pessoal para melhorar o gerenciamento da unidade e o serviço aos passageiros. Entre os resultados esperados da estação modelo estão a redução de filas nas bilheterias, disponibilidade contínua de troco, dependências limpas, funcionários treinados para atender aos usuários e queda no desperdício de água, energia elétrica e telefone.

Estação referência 

Iniciadas em 10 de maio, as obras foram executadas para oferecer mais conforto, segurança e melhor acesso aos 8,7 mil passageiros que embarcam diariamente na Estação de São Miguel Paulista. A ala sul concentra as principais modificações. O imenso painel grafitado da entrada é obra dos artistas Paulo Ito, Eymar Ribeiro e Arthur Navarro. Medindo 6 x 4 metros, o trabalho homenageia a população de São Miguel Paulista, predominantemente nordestina. Do lado externo, o acesso dos usuários à estação melhorou com a remoção do comércio ambulante no local. O infocentro do programa Acessa São Paulo ganhou mais visibilidade ao ser transferido para o mesmo patamar de acesso à sala da chefia da estação. A primeira agência a se tornar estação referência foi a Estação Lapa, da Linha A (Brás – Francisco Morato), seguida por Mogi das Cruzes, na Linha E (Luz – Estudantes), e Ipiranga, na Linha D (Luz – Rio Grande da Serra). As próximas a seguir o padrão serão Jurubatuba, Osasco e Presidente Altino.

Da Agência Imprensa Oficial