CPTM: Estação São Caetano terá ação de saúde sobre pressão arterial

Farmacêutico também estará presente no local para tirar dúvidas do público sobre a utilização adequada de medicamentos

qua, 25/09/2019 - 18h12 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta (26) e sexta-feira (27), o passageiro que usar a estação São Caetano, na Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), poderá fazer uma pausa na correria do dia a dia para aferir a pressão arterial.

Na quinta-feira (26), a ação ocorrerá entre 17h e 19h. Já na sexta-feira (27), os testes poderão ser realizados das 7h30 às 9h30. Um farmacêutico também estará presente para tirar dúvidas do público sobre o uso correto de medicamentos. Medir a pressão é importante, pois representa a única maneira de diagnosticar a doença, que não tem cura, mas pode ser tratada e controlada.

A hipertensão acomete cerca de 25% dos brasileiros e é responsável por cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Os principais sintomas incluem dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços nas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.