CPTM: Estação Santo Amaro recebe adaptações para atender pessoas com deficiência

O dispositivo auxilia pessoas com deficiência visual, indicando se há obstáculos à frente

seg, 17/07/2006 - 8h55 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inicia neste sábado (156) a colocação de piso tatil, na Estação Santo Amaro, da Linha C (Osasco – Jurubatuba). O dispositivo auxilia pessoas com deficiência visual, indicando se há obstáculos à frente. A previsão é de que a implantação esteja concluída nos próximos três meses.

Serão aproximadamente 350m lineares de piso aplicados nas plataformas, nos patamares de escadas, nas bilheterias, em frente aos bloqueios e nos acessos de entrada à estação. Também serão instaladas 300 faixas de alerta nas extremidades de cada degrau da escadaria da estação, indicando o começo e o fim dos lances da escada e a existência de corrimão acima dele. Além disso, duas placas específicas para deficientes complementarão a comunicação visual.

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) identificou que 47% dos passageiros com mobilidade reduzida usuários do sistema têm deficiência visual. Ao todo, a CPTM planeja adotar os dispositivos de acessibilidade em 22 estações.

A escolha da unidade de Santo Amaro atenderá a nova linha de ônibus adaptado para usuários especiais a ser implantada pela  SPTrans, ligando a estação de trem ao terminal Santa Cruz.

Assessoria de imprensa da CPTM

J.C.