CPTM: Estação Rio Grande da Serra terá exames gratuitos de pressão e diabetes

Ação na plataforma de desembarque busca conscientizar o público sobre a importância da prevenção das doenças

seg, 30/01/2017 - 20h01 | Do Portal do Governo

Os usuários da Estação Rio Grande da Serra (Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) que passarem pelo local, nesta terça-feira (31), terão a oportunidade de fazer testes de glicemia e aferição da pressão arterial, das 16h às 18h.

A ação será realizada na plataforma de desembarque, onde os testes serão aplicados. O objetivo é conscientizar o público sobre a importância da prevenção do diabetes e da hipertensão. Os usuários também receberão informações sobre os pontos de retirada de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde, na região do ABC.

O teste de glicemia é importante para identificar o diabetes, doença que afeta milhares de pessoas. Um estudo da Sociedade Brasileira de Diabetes apontou que aproximadamente 7 milhões de adultos possuem a doença e cerca de 60% não estão diagnosticados. Através de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos de forma indolor é possível determinar com precisão o nível de glicemia.

A aferição da pressão arterial também é um procedimento simples e eficaz para detectar a hipertensão, mal que acomete uma em cada quatro pessoas. A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.