CPTM: Estação Luz faz 105 anos

Será nesta quinta-feira, dia 16

qua, 15/02/2006 - 13h20 | Do Portal do Governo

Totalmente restaurada, a imponente Estação da Luz completa 105 anos de atividade, nesta quinta-feira, dia 16. Construída em março de 1901, pelos Ingleses da São Paulo Railway (SPR), a estação foi importante e fundamental para o crescimento da capital, no escoamento da produção de café do oeste paulista exportado pelo porto do Rio de Janeiro.

A maior parte do material usado na sua construção foi importado da Inglaterra, itens como tijolos, madeira (pinho-de-riga irlandês), telhas, cerâmicas e as estruturas de aço que compõem a estação, mantém uma arquitetura engenhosa e inconfundível.

A agitação paulistana é contrastada pelos ares bucólicos britânico, simbolizados pela torre da Estação, que ostenta um enorme relógio nos moldes do Big Bem.  Os trens circulam em leito rebaixado, de modo a não interferir no traçado das ruas da cidade.

Em 1946, um incêndio afetou grande parte do edifício. Durante as obras de recuperação, foi construído um novo andar, que manteve o mesmo estilo da fachada. Hoje, mais de cem anos depois da inauguração, a Estação da Luz ainda é considerada um marco da riqueza do café e um dos mais importantes monumentos arquitetônicos da capital paulista.

Desde 2002, a Estação da Luz vem sendo recuperada. Todos os aspectos estruturais e históricos do edifício foram renovados. Moderna, hoje é parte do projeto Integração Centro, com liberação da passagem subterrânea. A medida facilita a transferência entre os sistemas da CPTM e Metrô, sem custo adicional, permitindo viagens mais seguras e confortáveis. Atualmente cerca de 220 mil passageiros transitam por dia na estação.

Acervo Permanente

O painel Epopéia Paulista, da artista plástica Maria Bonomi, reconhecida internacionalmente como uma das principais gravuristas da atualidade, foi incorporado ao acervo da parte subterrânea da Estação da Luz. A obra acompanha as modificações exigidas na entrega do projeto Integração Centro.

Em dezembro do ano passado, o Instituto Moreira Salles doou o painel Panorama de São Paulo, do fotógrafo italiano Vincenzo Pastore. Quem circula pelo subterrâneo pode ver como era a cidade no início do século passado, ao identificar nas imagens captadas, entre 1911 e 1912, edificações como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, a Igreja e Convento de São Francisco, entre outros ponto da cidade.

* A primeira Estação foi inaugurada num prédio acanhado em 1867. Não há consenso entre os historiadores quanto ao nome usado na época. A partir de 1901, data de conclusão da construção do prédio atual, é que ela foi “batizada” oficialmente como Estação da Luz.