CPTM: Estação da Luz realiza Campanha de incentivo ao aleitamento materno

Objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno

ter, 25/07/2006 - 8h24 | Do Portal do Governo

O Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto, será lembrado na Estação da Luz, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por meio de uma campanha promovida pelo Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região (SP/MS).

         O evento, que acontece das 9 às 16 horas, tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno e divulgar o Banco de Leite Humano (BLH). Estudantes de nutrição e profissionais formados distribuirão material informativo e esclarecerão dúvidas sobre o assunto.

         As vantagens da lactação são reconhecidas por todos os sistemas sanitários do mundo, por este motivo, ações de incentivo são cada vez mais freqüentes. Na CPTM existem hoje 10 funcionárias em licença-maternidade. Para as que estão amamentando e já voltaram ao trabalho, a empresa concede duas horas diárias, preferencialmente no inicio ou término da jornada, até que o bebê complete 12 meses.

         Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, existem 187 BLH’s e 29 postos de coleta no Brasil. Esses números colocam o país no topo do ranking mundial, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde que conferiu o Prêmio Sasakawa ao governo brasileiro, em 2001.

         O estado de São Paulo possui 54 bancos: 28 no interior e 26 na região metropolitana e grande São Paulo. Cada um distribui uma média de 100 a 120 litros por mês. Atualmente, esses BLH têm trabalhado com um volume muito restrito, tendo estoque para uma semana, 15 dias ou, no máximo, um mês.