CPTM: Estação Calmon Viana recebe arte em grafite

Artistas grafiteiros da ONG Cidade Escola Aprendiz criarão um painel de grafite de 56 m²

qua, 06/12/2006 - 10h15 | Do Portal do Governo

A fachada da subestação elétrica de Calmon Viana, da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], que há mais de quatro décadas fornece energia para os trens das linhas E [Luz–Estudantes] e F [Brás – Calmon Viana], ganhará um colorido especial a partir de quinta-feira [7/12].

Artistas grafiteiros da ONG Cidade Escola Aprendiz criarão um painel de grafite de 56 m², na parte superior do prédio, que tem 13 metros de altura. O desenho, que fica pronto no domingo [10/12], misturará diversos elementos que simbolizam o local, como engrenagens, em alusão à manutenção das máquinas; energia, que move os trens; e a água, uma vez que a cidade de Poá é uma estância hidromineral.

A iniciativa faz parte do Programa 5S, desenvolvido por empregados da CPTM para revitalizar cinco bases de Manutenção instaladas em uma área de 28 m2. O painel poderá ser visto tanto pelos usuários dos trens e da estação, como por quem passar pela avenida Brasil, em Poá.

Complementando o trabalho, também será pintado um mural de 20m² na entrada principal do pátio, com temática semelhante. “Além dos usuários, a idéia é homenagear as pessoas que trabalham ali”, comenta o artista plástico Eymard Ribeiro, coordenador da atividade, que também contará com a participação dos artistas Paulo Ito, Luis Ribeiro e Tarsila Portela.

Arte nos muros

Além da subestação de energia, cerca de 100 m2 de muros junto às linhas E e F serão coloridos por artistas locais, no sábado [9/12]. De acordo com o grafiteiro Daniel Duarte, conhecido como ‘Nossa’, serão dez desenhos de grafite com temas ligados a ferrovia e a cidade de Poá, famosa pela sua água.

Neste trabalho, que ainda terá a assinatura dos grafiteiros ‘Bozer’, ‘Pona’, ‘Onb’ e ‘Ale’, serão utilizadas 100 latas de spray.

Da CPTM

C.M.