CPTM: Escolas visitam pontos turísticos da Luz nesta semana

Passeio é realizado pelo Projeto Usuário do Amanhã

qua, 19/04/2006 - 9h42 | Do Portal do Governo

Passear de trem, conhecer o funcionamento do sistema ferroviário e aprender de forma divertida como utilizar esse meio de transporte não são as únicas atividades que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) reserva aos participantes do Projeto Usuário do Amanhã.

Nesta quarta-feira, dia 19, por exemplo, os alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Neyde Guzzi de Chiacchio sairão da Lapa para conhecer dois importantes pontos turísticos da capital: o Parque e a Estação da Luz.

A primeira parada é famosa pela importância arquitetônica e pelos mais de cem anos de história. Já o Parque da Luz é conhecido por ser o jardim público mais antigo da cidade, com mais de 80 mil m² de área. Lá, as crianças irão encontrar vegetação nativa e exótica, lagos e uma extensa fauna com mais de 40 tipos de pássaros, sagüis, peixes e até bichos-preguiça.

Na quinta-feira, dia 20, será a vez dos estudantes da Emei Padre Charbonneau saírem de Pirituba para assistir a uma palestra sobre a companhia e visitar o acervo da Pinacoteca do Estado.

Ao todo, 80 alunos do 3º estágio da pré-escola participarão do Usuário do Amanhã desta semana. Eles vão levar para casa gibis que abordam questões como vandalismo e meio ambiente, além do mapa de linha que ajudará os pequenos a se familiarizar com as estações e os trajetos.

Os professores, por sua vez, têm a oportunidade de complementar as lições de cidadania passadas em sala de aula. Vale lembrar que todas as atividades são monitoradas e os estudantes, devidamente credenciados, seguem viagem em um carro do trem destinado ao projeto.

A entidade que quiser se cadastrar no programa pode telefonar para 3226-4353 ou 3226-4354 ou enviar e-mail para usuário.amanha@cptm.sp.gov.br.