CPTM entrega nova passarela sobre a Linha 12-Safira em Poá

Obra atende à reivindicação de moradores e substitui transposições informais à via

ter, 10/05/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

A CPTM entregou uma nova passarela de pedestres sobre a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), no bairro Conjunto Alvorada, em Poá. A travessia, localizada no Km 40, próximo à Estação Calmon Viana, possui acessos pelas ruas Herculano Duarte Ribas (leste e oeste) e avenida Ibar (oeste). A nova estrutura de concreto conta com todos os itens de acessibilidade, iluminação e guarda-corpo de aço galvanizado na cor vermelha.

A obra beneficiará os moradores e trabalhadores das indústrias locais. Trata-se de uma importante ligação entre os bairros Conjunto Alvorada e Vila Bandeirantes e o centro da cidade, onde estão instalados comércio, hospital, prefeitura e escolas, entre outros.

A passarela atende à reivindicação de moradores e substitui transposições informais à via, uma vez que a faixa ferroviária está sendo vedada ao longo de toda a linha para garantir segurança aos moradores e usuários.

Modernização da CPTM

A obra faz parte da implantação de um conjunto de dez novas passarelas sobre a Linha 12, que passa por processo de revitalização. A estação São Miguel está sendo reconstruída e, quando estiver concluída, se somará às outras seis estações entregues totalmente acessíveis, nos últimos quatro anos, só nessa linha: USP Leste, Jardim Helena, Jardim Romano, Comendador Ermelino, Itaim Paulista e Calmon Viana.

A exemplo das outras cinco linhas da CPTM, a infraestrutura da Linha 12-Safira também está sendo modernizada, com a troca dos sistemas de sinalização, telecomunicações, rede aérea e via permanente (trilhos). O sistema de suprimento de energia será revitalizado com a reforma de subestações e cabines seccionadoras, construção de nova subestação em Manoel Feio, de nova cabine seccionadora em Itaim e implantação de sistema de telecomando de energia e a de rede aérea autotensionada.

Com a chegada gradual dos novos trens, já encomendados, e a conclusão dessas obras, que nem sempre podem ser vistas pelos usuários, os intervalos serão reduzidos e a oferta de lugares ampliada, proporcionando viagens com mais rapidez.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos