A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entregou, nesta sexta-feira, 1º, as obras de modernização da Estação Itapevi, na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi). Totalmente remodelada, a estação passou por uma série de intervenções para oferecer melhores condições de conforto e acessibilidade aos usuários. Itapevi agora integra o grupo de estações da CPTM com qualidade de metrô, a exemplo das recém-inauguradas (Tamanduateí, Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, entre outras).
O edifício original, construído no início da década de 1980 pela antiga Fepasa, foi modificado e ampliado. Embora atenda cerca de 25 mil usuários, a estação está projetada para receber até 40 mil passageiros por dia, o que representa um aumento de 60% da sua capacidade.
Inserção urbana
Com a nova estação, os dois lados da cidade estarão integrados por meio de dois acessos: um no lado norte (reformado) e outro no lado sul (novo) interligados por uma nova passarela e dois elevadores para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O acesso à plataforma central será feito por meio de escadas rolantes, fixas e elevador. Os antigos muros da estação deram lugar a gradis, que melhoram o impacto urbanístico ao oferecer mais visibilidade, aproximando a ferrovia das pessoas, além de tornar mais seguros os acessos e o entorno. Nos arredores da estação, foram realizadas obra de paisagismo e urbanização.
As obras também contemplaram a instalação de equipamentos de acessibilidade (elevador, banheiro exclusivo, piso e rota táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos e rampas). Além dos banheiros públicos comuns, também foram construídos sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Infraestrutura
A estação também conta com nova infraestrutura para sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, dispositivo de detecção de incêndio e telefonia, entre outros. O novo edifício ganhou novos pisos de porcelanato antiderrapante para alto tráfego, bilheteria blindada e salas técnicas e operacionais.
Comunicação visual
Com predominância da cor vermelha e nuances de cinza (cor da Linha 8-Diamante), segue o mesmo padrão que está sendo adotado, gradativamente, nas estações e trens da CPTM.
Bicicletário
Foi revitalizado e teve sua capacidade ampliada de 207 para 480 vagas.
Integração
Próximo ao acesso sul da estação, serão feitas adequações no viário, com sinalização para travessia de pedestres e paradas de ônibus. Nesse local, será construído o primeiro trecho do corredor metropolitano Itapevi-São Paulo da EMTU/SP, entre Itapevi e Jandira, que compreende cinco quilômetros de viário, pontos de parada, viaduto, calçadas, ciclovia e passarela.
Da CPTM