CPTM entrega aos usuários duas novas estações na zona sul da capital paulista

Média diária de passageiros transportados na Linha 9-Esmeralda deverá registrar aumento de 20 mil pessoas

sáb, 26/04/2008 - 9h46 | Do Portal do Governo

Mais uma etapa do Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos foi concluída nesta semana com a inauguração de duas estações na Linha 9–Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com a chegada de quatro novos trens. As estações são as de Primavera-Interlagos e de Grajaú, na zona sul da capital.

A entrega marcou a primeira fase de implantação do chamado Metrô de superfície. Para o passageiro, o modelo significa mais conforto, em trens com ar-condicionado, bancos anatômicos, som ambiente, vidros com proteção contra raios ultravioleta, indicação luminosa e sonora de abertura e fechamento de portas, entre outros itens.

Para a extensão da linha até o bairro de Grajaú foram construídas três novas estações – Autódromo, Interlagos e Grajaú – com 8,5 quilômetros de via dupla sinalizada, uma subestação de energia, galerias de drenagem de águas pluviais, passarela de pedestre, muros e calçadas.

As novas estações são equipadas com todos os itens de acessibilidade, em obediência à legislação federal e às instruções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso tátil (que orienta deficientes visuais) e sanitário unifamiliar (voltado aos portadores de deficiência).

Para os moradores dos bairros de Interlagos, Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros e Grajaú, além da valorização imobiliária da região, a obra trouxe mais qualidade de vida, graças ao acesso a um meio de transporte com grande ramificação na capital e na região metropolitana. A CPTM passa por 22 municípios e tem integração gratuita com o Metrô, que atende a capital.

A Linha 9–Esmeralda tem 18 estações distribuídas ao longo de 32,5 quilômetros de vias, de Osasco a Grajaú. A média diária de passageiros transportados é de 168 mil e estima-se aumento de 20 mil usuários a partir da abertura dessas duas unidades.

Além das estações, a CPTM apresentou quatro trens novos, que fazem parte do lote de 12 composições adquiridas para a Linha 9–Esmeralda. Com capacidade para 1,2 mil usuários, dispõem de itens de tecnologia de ponta.

Da Agência Imprensa Oficial e das assessorias de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da CPTM

Leia também

Plano de Expansão prevê até 2010:

Estação Primavera-Interlagos

Estação Grajaú

(S.M.)