CPTM entrega acesso para o Parque Villa-lobos

Passarela liga Estação Villa-Lobos/Jaguaré, na Linha 9-Esmeralda, ao parque

qui, 30/09/2010 - 8h24 | Do Portal do Governo

Os frequentadores do Parque Villa-Lobos ganharam mais um acesso. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inaugurou na quarta-feira, 29, a passarela que ligará a Estação Villa-Lobos/Jaguaré ao parque. A expectativa é que, aos finais de semana, em torno de 500 pessoas a utilizem para chegar ao parque, que tem 732 mil m², sendo 612 mil m² de área verde.

A passarela visa a incentivar o uso do transporte público como a forma mais rápida, segura e econômica para se chegar ao parque. Além da passarela elevada sobre a alça de saída da pista local da Marginal Pinheiros, foi construída uma rampa para permitir o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Com 80 metros de extensão, a rampa sairá do nível da calçada e seguirá até o início do passeio público. No mesmo lugar, haverá uma escada fixa a partir da calçada da pista local da Marginal Pinheiros. O equipamento ficará aberto durante a operação comercial da CPTM, das 4 às 24 horas.

A passarela atende a todos os requisitos de acessibilidade, conforme a NBR 9050. Além da edificação, a CPTM realizou um trabalho de paisagismo e construção de calçadas em conjunto com a secretaria estadual do Meio Ambiente, que administra o parque.

Da CPTM