CPTM: Empresa monta megaoperação de limpeza para recolher lixo das linhas

O trabalho foi programado para retirar a grande quantidade de lixo e entulho lançados na malha ferroviária

ter, 04/07/2006 - 21h53 | Do Portal do Governo

Uma megaoperação de limpeza está sendo realizada nas vias da CPTM, por cerca de 150 bolsistas das Frentes de Trabalho, no trecho entre as estações Luz e Barra funda, na Linha A (Luz Francisco Morato) e Júlio Prestes e Barra funda, na Linha B (Júlio Prestes Itapevi), próximo à favela do Moinho, região central da cidade.

O trabalho foi programado para retirar a grande quantidade de lixo e entulho lançados na malha ferroviária pela população lindeira. Por ter se acumulado rapidamente entre essas estações, a situação é considerada crítica no local. Segundo o engenheiro, Arnaldo Rodrigues Filho, as atividades de remoção devem durar pelo menos 15 dias.

Estima-se que no trecho de intervenção, haja por volta de 100m³ de sujeira, incluindo lixo doméstico, móveis velhos e até cadáveres de animais. Além dos homens envolvidos na empreitada, dois caminhões com capacidade para 10m³ de carga cada auxiliam na retirada do entulho.

Acumulo de lixo

Nas regiões mais afetadas, periodicamente, equipes de manutenção atuam para minimizar a situação, já que o acúmulo de lixo nas vias pode ocasionar a proliferação de doenças, animais peçonhentos e entupir canaletas – provocando enchentes em período de chuvas, lentidão e até interrupção na circulação de trens.

Para se ter uma idéia desse esforço, em 2005 foram retiradas das seis linhas da CPTM 9.680kg de plástico, 497kg de papel e 215 pneus, separados e doados a instituições de caridade para reciclagem. Ainda no ano passado, as equipes recuperaram o paisagismo de várias estações, com o plantio de 13,5 mil mudas de diversas espécies. Embora o trabalho venha se repetindo neste ano, já houve um acréscimo de 20% no primeiro trimestre.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.