CPTM: Empresa adquire tecnologia de ponta para treinamento e formação de profissional

Fazem parte dos equipamentos uma réplica de trem e um Simulador de Controle de Tráfego

qua, 13/12/2006 - 13h14 | Do Portal do Governo

Única empresa do segmento a formar mão-de-obra metroferroviária, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está equipando o Centro de Formação Profissional e Treinamento de Pessoal Engº James C. Stewart – CPTM, com o que há de mais moderno em termos de tecnologia: uma réplica de trem pesando três toneladas e com 7,8 metros de comprimento e um Simulador de Controle de Tráfego, para reproduzir as atividades diárias do Centro de Controle Operacional.

Simulador de CCO 

Assim como os pilotos são treinados em simuladores de vôo antes de irem às aulas práticas no ar, os profissionais em treinamento e alunos do Centro Engº James C. Stewart também ensaiam em um laboratório que simula as atividades do Centro de Controle Operacional da CPTM antes de operarem os equipamentos reais.

Para os exercícios, os trens são introduzidos no traçado da via pelos instrutores, que criam situações com graus de dificuldade cada vez maiores para serem solucionadas.

Esse laboratório foi viabilizado pelas parcerias realizadas com empresas privadas e que também utilizam mão-de-obra preparada pela escola, como a Alstom, fabricante do software que simula os movimentos dos trens nos painéis do CCO, a Barco, que doou os equipamentos, e a BoxFile, que doou o mobiliário técnico do laboratório.

Protótipo de trem 

A unidade foi adquirida pela Companhia e construída em aço pela Alstom. Nela será acoplado um software para projetar no pára-brisa as formas das vias do sistema e o trem em movimento. Essa tecnologia já foi definida tecnicamente e está em fase de aquisição.

“A compra dessa réplica significa grande avanço no treinamento e formação dos profissionais, pois permite prepararmos melhor o treinando antes de colocá-lo em contato com os equipamentos e situações reais do sistema”, afirma Mario Aparecido Vascão, gerente de Recursos Humanos da CPTM. “Além disso, reduz os custos com a parte prática, minimiza riscos de avarias nos aparelhos e aumenta a segurança nos treinamentos”. A unidade foi construída em aço, pela Alstom, e reproduz fielmente todos os detalhes de um trem verdadeiro.

Ambos os equipamentos, o protótipo de trem e o simulador de CCO estão instalados na Lapa, onde funciona o Centro de Formação Profissional e Treinamento de Pessoal Engº James C. Stewart – CPTM, mantido em parceria técnica com o Senai. Ali já existe a via permanente didática, uma réplica, em tamanho natural, da infra-estrutura de via férrea, com trilhos, dormentes e rede aérea próxima. Segundo o diretor do Centro, Ivan Moreno, todos esses equipamentos juntos agilizarão o cronograma do curso, pois a agenda das aulas práticas não dependerá mais da disponibilidade de uma composição verdadeira e um operador para acompanhar o treino.

O gerente de RH ressalta, porém, que a tecnologia não elimina o uso de equipamentos originais para o treinamento de pessoal e formação de mão-de-obra técnica. “A vivência em situações reais de operação e controle são imprescindíveis para uma boa formação. A tecnologia aperfeiçoará e agilizará as aulas práticas, mas não substituirá a experiência na realidade”.

Da CPTM