CPTM economizará com projeto de eficiência energética

Contrato assinado com a Eletropaulo prevê investimentos de R$ 850 mil em lâmpadas mais eficientes

qui, 24/05/2007 - 13h29 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) estima economizar mais de 1.300 MegaWatts/hora por ano – o equivalente ao consumo de 433 casas, com gasto médio 250 KiloWatts/hora por mês – com um projeto de eficiência energética que será implementado até o final de julho. Há previsão, ainda, da redução da demanda contratada em 371,95 KW.

Um contrato assinado com a AES Eletropaulo, fornecedora de 18 das 22 subestações elétricas da companhia, prevê R$ 850 mil em investimentos para a troca de luminárias e lâmpadas mais eficientes em algumas estações localizadas dentro da área de abrangência da concessionária.

No momento, é feito um levantamento nas estações e instalações em trechos de cinco linhas do sistema (A, B, C, D e F). A empresa ACE, contratada pela Eletropaulo, já realizou três visitas técnicas à CPTM. Na Linha B (Julio Prestes – Itapevi), por exemplo, a idéia é substituir as lâmpadas HO fluorescentes de 110 Watts por pares fluorescentes de 32 W, ganhando economia no consumo e no nível de iluminação.

Para Linha D (Luz – Rio Grande da Serra), estão previstas trocas das lâmpadas vapor de mercúrio, de 250 W, das estações por duas de 32 W fluorescentes. Outras instalações, como oficinas e prédios administrativos, poderão ser eventualmente contemplados no programa.

Após os estudos, um projeto será apresentado à CPTM para aprovação. Posteriormente, o projeto é encaminhado à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que avalia sua viabilidade e emite a autorização para a execução das intervenções. Os locais que receberão os investimentos são escolhidos, principalmente, com base no seguinte critério: maior ineficiência e mais tempo ligado.

Tratativas semelhantes estão sendo feitas junto à concessionária Elektro, para melhorar a eficiência energética da iluminação das estações Caieiras, Franco da Rocha, Baltazar Fidelis e Francisco Morato.

Economia

Pela legislação vigente, a ANEEL exige o cumprimento de metas das concessionárias, entre elas o investimento de 0,5% de todo o faturamento em eficiência energética e redução do consumo de energia. A finalidade é melhorar a utilização da energia e reduzir o desperdício para beneficiar toda a população.

A concessionária negocia com seus clientes, contrata uma ESCO (Energy Service Company ou Companhia de Serviços em Energia), que faz um projeto e comprova que haverá economia. Em seguida, o projeto é enviado à ANEEL, que autoriza a sua implementação.

Da CPTM