CPTM e Metrô viram palco de competição no Dia do Desafio

Três estações e trens da Linha 9-Esmeralda participam dessa ação que incentiva prática diária de atividade física

ter, 25/05/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de São Paulo se unem novamente ao Sesc São Paulo para a realização de mais um “Dia do Desafio”. O evento é uma competição entre cidades, cuja 15ª edição ocorre nesta quarta-feira, 26, nos trens da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) e nas estações Luz e Barra Funda, da CPTM e Santa Cecília, da Linha 3-Vermelha do Metrô.

Realizado anualmente na última quarta-feira de maio, a proposta do evento é fazer com que os usuários interrompam sua rotina para colocar o corpo em movimento, incentivando assim a prática de exercícios em prol da saúde e do bem-estar social. O lema é “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

O “Dia do Desafio” foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente. Desde 1995, o Sesc São Paulo está à frente da organização do evento, que envolve a competição saudável entre duas ou três cidades do mesmo porte, com número de habitantes similares, na tentativa de mobilizar a maior quantidade de participantes.

Vence o desafio a cidade que conseguir o maior percentual de participação. Neste ano, São Paulo disputará com Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). Em 2009, participaram do “Dia do Desafio” 23 países, 3.840 cidades e mais de 58 milhões de pessoas. Em São Paulo, foram cerca de 11 milhões de participantes.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú): Parceria com Sesc Interlagos
Entre as estações Grajaú e Morumbi, das 10 às 12 horas, e Morumbi e Cidade Universitária, das 14 às 16 horas, duas atrizes, do Laboratório Garapa, interpretando rígidas professoras de ginástica, incentivarão os usuários a se exercitarem dentro dos trens. Elas usarão simples objetos no dia-a-dia, como sacos de feijão e toalhas.

Estação Luz: Parceria com o Sesc do Carmo
No saguão principal da Estação Luz, das 12 às 14 horas, será realizada uma apresentação e aula de dança com 20 instrutores.

Estação Barra Funda: Parceria com o Sesc Pompéia
Das 10 às 11 horas, serão realizadas aulas de Tai Chi Chuan com instrutora e alunos da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.

Das 10 às 14 horas, haverá prática de miniesportes das modalidades basquete, futebol, tênis, hóquei e golfe, com o uso de bolas pequenas e de borracha. Para esclarecer e incentivar os usuários a participarem das ações, atores da Companhia de Circo Abajur, caracterizados como atletas, convidarão as pessoas de forma lúdica e bem-humorada.

Às 10h30, 12h30 e 14 horas, haverá dança de rua com o grupo Funk City.

Às 12 horas, haverá apresentação de cinco minutos do Grupo Móbile de dança contemporânea. A proposta é fazer uma performance entre os usuários que estiverem passando pelo local, com um medley de músicas dançantes.

Todas as atividades acontecerão no saguão de embarque e desembarque das linhas, onde há um piano à disposição dos usuários da estação.

Estação Santa Cecília

Um casal do Núcleo de Dança Stela Aguiar de Moema estará na estação a partir do meio-dia para convidar os usuários a dançar diversos ritmos como samba, forró e salsa durante 40 minutos.

Do Metrô