CPTM e Metrô reforçam segurança para jogo no Palestra Itália

Palmeiras x Internacional se enfrentam domingo, 18, às 18h10

sex, 16/05/2008 - 20h26 | Do Portal do Governo

A CPTM e o Metrô de São Paulo operarão em esquema especial de segurança neste domingo, 18, por causa do jogo Palmeiras x Internacional (RS), às 18h10, no Palestra Itália, pela segunda rodada do Brasileirão. Para garantir a tranqüilidade e o conforto dos usuários, a operação das duas empresas contará com número maior de agentes de segurança, ações preventivas de revista e monitoramento das estações.

CPTM

Além do quadro efetivo, haverá reforço de agentes nas estações onde o fluxo é maior, como as unidades próximas do estádio do Morumbi. A ação preventiva de abordagem e revista pessoal é feita nos casos suspeitos, a fim de se averiguar o porte de materiais que possam ser utilizados como armas.

Além do monitoramento interno das 85 estações feito com o auxílio de mais de 800 câmeras distribuídas em pontos estratégicos, há também a escolta a torcedores que viaja em grupos, visando a evitar conflitos no caso de encontro entre torcidas de times adversários.

Esses esquemas especiais de segurança integram a rotina da CPTM há vários anos e foram implantados com o intuito de inibir a violência, o vandalismo e garantir a proteção dos passageiros em eventos de grande porte.

Metrô

O esquema, que conta com o auxílio da Polícia Militar, prevê reforço no quadro de agentes de segurança e monitoramento do deslocamento das torcidas com o objetivo de evitar confronto no interior do sistema. Trens reservas irão suprir eventual concentração no Metrô e interligação de linhas como Sé e Paraíso, e de transferência com os trens da CPTM nas estações Barra Funda, Luz e Brás.

Também haverá contato permanente com a Polícia Militar e com a segurança da CPTM, e monitoramento de sites para obter informações sobre possíveis programações de atos de vandalismo e brigas de torcidas. 

Da CPTM