CPTM e Metrô montam esquema especial para atender usuários

Confira os horários de funcionamento dos trens da CPTM

sex, 03/08/2007 - 13h45 | Do Portal do Governo

Em virtude da greve dos metroviários, a CPTM e o Metrô, empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, adotaram medidas para reduzir o prejuízo aos passageiros que usam diariamente a rede de transporte sobre trilhos de São Paulo.

A CPTM vai ampliar o horário de pico: normalmente, das 17h às 20h, funcionará hoje das 16 às 21h30. A partir das 16h, será novamente suspensa a integração dos passageiros do Metrô com os trens da CPTM na Estação da Luz. As demais integrações nas estações Brás, Barra Funda e Santo Amaro permanecem fechadas, já que as linhas 3 e 5 do Metrô não estão operando.

Ainda na Estação da Luz, a CPTM voltará a adotar a chamada operação controlada no pico da tarde para direcionar o fluxo de pessoas e garantir a segurança dos passageiros. A Estação da Luz recebe, diariamente, mais de 230 mil usuários e este número tende a aumentar, já que a Linha 3-Vermelha, do Metrô, que leva à zona leste, não está operando.

As entradas da Estação da Luz da CPTM pelas ruas Mauá e Cásper Líbero ficarão fechadas. Isto porque o espaço na área de embarque não comportará a demanda mais intensa. A solução é concentrar o acesso pela Praça da Luz e liberar grupos de passageiros para acessarem as plataformas. A segurança da CPTM foi reforçada e contará com o apoio da Polícia Militar para direcionar as filas.

Já o Metrô colocou em operação uma linha com cerca de 40 ônibus ligando o terminal Parque Dom Pedro à estação Itaquera. Dessa forma, o embarque no Parque Dom Pedro é uma opção para quem deseja atingir a zona leste da cidade.

O Metrô manteve o esquema especial de funcionamento das linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 2-Verde (entre as estações Ana Rosa e Clínicas), no horário das 6h às 22h.

Também por medida de segurança, a Estação Corinthians-Itaquera da CPTM ficará fechada enquanto durar a greve. Os trens do Expresso Leste, que atendem esta estação, já chegam com um grande número de usuários provenientes de Guaianazes e Tatuapé, não absorvendo o fluxo oriundo do Metrô. As opções para os usuários são as estações Dom Bosco ou Tatuapé, da CPTM.

O serviço da Ponte Orca (Operador Regional Coletivo Autônomo), que opera os trechos Barra Funda – Vila Madalena e Cidade Universitária – Vila Madalena, também ficará suspenso.

Enquanto durar a greve, o Serviço de Atendimento ao Usuário da CPTM (0800-0550121) funcionará das 5 às 20 horas; o horário normal é das 7 às 19 horas. A Central de Informações do Metrô (0800-7707722) também ampliará o horario de atendimento até as 20h.

Mais viagens

Por conta da greve dos metroviários, aumentou em 10% os usuários pagantes na CPTM, na quinta-feira, 2: foram 952 mil passageiros, contra a média diária de 865 mil. No balanço total da empresa, no entanto, o número de pessoas transportadas, cuja média é de 1.600 milhão, diminuiu para 1.350 milhão, em razão de as transferências com o Metrô estarem suspensas.

Da Secretaria dos Transportes Metroplitanos

Leia também: