CPTM e Metrô lançam programa “Estações Irmãs”

As visitas acontecerão semanalmente, às terças e quintas-feiras

seg, 25/08/2008 - 21h14 | Do Portal do Governo

Oferecer aos usuários da CPTM e do Metrô um padrão de atendimento com qualidade cada vez melhor. Esse é o principal objetivo do programa “Estações Irmãs”, lançado em conjunto pelas duas empresas, neste mês. Na prática, o programa consiste em um intercâmbio entre os empregados, visando ao aprimoramento da operação e à uniformização da qualidade dos serviços prestados. Participarão do programa, numa primeira etapa, 25 estações do Metrô e 27 da CPTM.

O intercâmbio acontecerá por meio de visitas monitoradas por um gestor, que pode ser um supervisor geral ou chefe geral de estações. Cada visita terá duração de 4 horas, sendo 2h30 para repasse de informações sobre a operação e práticas de gestão e 1h30 de observação das práticas no horário de pico. No relatório, os visitantes apontarão oportunidades para aprimorar rotinas ou processos de sua empresa de origem.

Entre os pontos que devem ser observados está o perfil da estrutura física da estação, como lay-out, dimensões, áreas públicas e restritas, capacidade de atendimento, aspectos da região, perfil do usuário e as principais reclamações e solicitações, acessos, pontos de atenção no atendimento e outros.

Para o critério de seleção das participantes foram consideradas a demanda e o fato de as estações fazerem integração gratuita entre os dois sistemas e apresentarem algum diferencial. Serão atendidos 46 empregados pela Supervisão, número equivalente a 45% da liderança que atua na linha de frente das estações das duas empresas.

As visitas acontecerão semanalmente, às terças e quintas-feiras, e a previsão para completar a 1ª etapa do programa é de menos de dois meses.

Do Metrô e da CPTM

(M.C.)