CPTM e Metrô ampliam a Operação Plataforma nos horários de pico

A partir desta segunda-feira, 25, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô reforçam a “Operação Plataforma” em suas estações de maior movimento durante os horários de pico. O […]

seg, 25/08/2008 - 14h18 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, 25, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô reforçam a “Operação Plataforma” em suas estações de maior movimento durante os horários de pico. O principal objetivo da ação é organizar o embarque e diminuir as interferências que causam atraso durante a partida do trem.

Na CPTM há estações que realizarão o esquema nos horários de pico da manhã e outras no da tarde, conforme o sentido do fluxo. A operação acontecerá nas seis linhas, abrangendo 26 unidades.

• Linha 7-Rubi: estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, nas plataformas de embarque sentido Francisco Morato

• Linha 8-Diamante: estações Palmeiras-Barra-Funda, na plataforma de embarque sentido Itapevi, e Carapicuíba

• Linha 9-Esmeralda: estações Santo Amaro e Presidente Altino

• Linha 10-Turquesa: estações Luz, Santo André e Mauá

• Linha 11-Coral: estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio, Guaianazes, Antonio Gianetti e Ferraz de Vasconcelos.

• Linha 12-Safira: Brás, Tatuapé, Engº. Goulart, USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jd. Helena-Vila Mara e Itaim Paulista.

Participam da ação cerca de 300 empregados. Paramentados por um colete de fácil identificação, eles orientarão os passageiros sobre os comportamentos mais adequados e seguros nos momentos de se entrar e sair dos trens. Além disso, os agentes vão monitorar a permanência dos usuários atrás da faixa amarela e o fechamento das portas. 

A estratégia promove mais rapidez nas viagens, já que a agilidade no embarque garante o intervalo programado entre as composições. A “Operação Plataforma” envolve agentes de estação e segurança, além de jovens do Programa Educação para o Trabalho – PET. Os estagiários ficarão na plataforma ao lado de um banner informativo: “Soluções e Informações” a fim de orientar sobre estações e pontos de interesse próximos.

No Metrô: a operação será intensificada com um acréscimo de 71 empregados ao contingente de 179 que já compõem a estratégia nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, totalizando 250 pessoas. Com esse reforço, o Metrô otimizará o embarque e o desembarque dos usuários. Foram selecionadas as estações de maior movimento:

• Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi): estações Jabaquara, São Judas, Saúde, Santa Cruz, Ana Rosa, Paraíso, Vergueiro, São Joaquim Liberdade, Sé. São Bento, Luz, Portuguesa-Tietê e Santana

• Linha 2-Verde (Vila Madalena-Alto do Ipiranga): estações Alto do Ipiranga, Imigrantes, Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, Clínicas e Vila Madalena

• Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda): estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás, Sé, Anhangabaú, República, Santa Cecília, Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda.

A “Operação Plataforma” é realizada no Metrô durante todos os dias úteis, em 32 unidades, nos horários de pico da manhã e tarde, respectivamente das 7h às 9h e das 17h às 19h. A ação reúne agentes de estação e de segurança, operadores de tráfego e jovens do Programa Educação para o Trabalho – PET, que ficam em locais identificados e pré-determinados nas plataformas, das 7h às 19h, com o objetivo de prestar atendimento aos passageiros.

Os agentes do Metrô estarão identificados, como os da CPTM, com coletes da operação e dentre suas principais atuações está informar sobre estações da rede e locais nos arredores, registrar sugestões/reclamações e prestar atendimento de primeiros socorros, além de auxiliar pessoas com deficiência.

Nas estações em que o Metrô já adota a “Operação Plataforma” foi possível identificar uma melhora na distribuição dos usuários ao longo da plataforma e o aumento da atenção por parte do público com a faixa amarela (fator que diminui o risco de acidentes).

CPTM

(C.C.)