CPTM distribui 1.500 rosas em comemoração à chegada da Primavera

A distribuição foi no Espaço Cultural, localizado na Estação Brás, onde está em cartaz a exposição “Flores Urbanas”

qua, 24/09/2008 - 17h50 | Do Portal do Governo

Em comemoração à chegada da Primavera, e para lembrar da importância da preservação do meio ambiente a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) distribuiu 1.500 rosas para seus usuários no Espaço Cultural, localizado na Estação Brás, na terça-feira (23). A intervenção foi um complemento à exposição de fotografias “Flores Urbanas”, da artista Lílian Ciola, também em cartaz no Espaço Cultural.

“O importante da exposição é a preservação das plantas em benefício do planeta”, disse a artista. “Considero interessante também fazer essa intervenção distribuindo as rosas, pois, apesar da exposição ser bem visual, isso chama mais a atenção; desperta ainda mais a pessoa para o cuidado que devemos ter, para lembrá-la que precisamos das plantas”.

Foram entregues rosas vermelhas e amarelas acompanhadas de um ramo de trigo amarelo ou verde, com uma mensagem lembrando da importância de cada um cultivar uma flor ou planta. Os ramalhetes foram montados pela artista com a ajuda da equipe do projeto Frente de Trabalho da CPTM.

Assim que a distribuição começou, várias pessoas foram atraídas pela intervenção. Foi o caso de Thamara Jukeram Pavani dos Anjos, que passava pela estação com os filhos: Pietra, de 7 anos e Phellipe, de 6 meses. “Achei superinteressante um órgão público lembrar a preservação do meio ambiente dessa forma, pois chama bastante a atenção”, declarou. Para ela, ter a consciência da preservação da natureza é o mais importante para se começar a contribuir. “É mais que necessário, pois tudo depende de nós”.

Exposição Flores Urbanas

Flores Urbanas é uma coleção de fotografias de Lílian Ciola que busca em seu trabalho alertar para os cuidados com o meio ambiente. A exposição coloca em discussão o ambiente urbano da cidade de São Paulo, defendendo a idéia do cultivo de plantas na metrópole. “Ao realizar este trabalho, descobri que São Paulo tem flores o ano inteiro, pois tem um clima ótimo para o cultivo. Por isso, é importante replantar e ter essa atitude de preocupação com o planeta”.

A mostra propõe também chamar o público para a sensibilização visual, valorizando as plantas, flores e árvores nos locais onde vivem, moram e trabalham. Sendo assim, procura transformar o coletivo através da ação individual, revelando essenciais o cuidado e a atenção com as plantas, flores e árvores.

Da CPTM