CPTM: Dia do Desafio agita estações nesta quarta-feira (29)

Ação busca incentivar público a adotar hábitos saudáveis e faz parte das comemorações do aniversário da Companhia

qua, 29/05/2019 - 8h03 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (29), algumas estações da CPTM têm atividades do Dia do Desafio. O evento, realizado pelo Sesc, promove a prática de atividades físicas e esportivas e é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

A ação tem o objetivo de incentivar o público a adotar hábitos saudáveis e faz parte das comemorações do aniversário de 27 anos da CPTM, celebrado nesta semana.

Neste ano, estações das linhas 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana) receberão intervenções que agitarão o dia a dia dos passageiros.

Atividades

Na Linha 9-Esmeralda, a Trupe do Movimento irá fazer o público se mexer com professores de dança. A ação dura em média 50 minutos e acontecerá nas estações Jurubatuba, a partir das 8h45, Primavera-Interlagos, às 10h30, e Grajaú, às 12h.

Já na Estação Santo Amaro, das 12h às 14h, quatro palhaços convidarão os passageiros a fazerem um checkup. Um dos palhaços é o “Homem Placa”, que chamará o público para uma consulta com um médico, que detectará quais pessoas precisam realizar atividades físicas, incentivando os passageiros a utilizarem as escadas fixas ao invés das escadas rolantes.

Na Linha 10-Turquesa, a Estação São Caetano será palco para os jogos de pontaria. Das 9h às 16h, os passageiros poderão acertar os pinos de um boliche na pista montada na estação. O jogo de malha também será outra atividade do dia. Nela, os participantes terão diversos discos de metal e, com eles, deverão acertar um pino, com o objetivo de derrubá-lo ou deixá-lo o mais próximo possível.

Finalizando as intervenções, será a vez da Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira. Das 8h às 16h, quem passar pelo local poderá se divertir com os hoverboards, veículos elétricos de duas rodas, que se deslocam conforme a pessoa se mexe.

Iniciativa

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e se tornou uma campanha mundial contra o sedentarismo. Em vários países, cidades se mobilizam para incentivar seus cidadãos a praticarem atividades físicas. No Brasil, a data integra o calendário oficial, com a proposta de que empresas, órgãos e organizações em geral promovam ações para despertar o interesse do público pelos exercícios.

Na CPTM, as atividades são promovidas pelo Sesc-SP, que desde 1995 coordena o Dia do Desafio. Em 2013, o evento foi incorporado a campanha Move Brasil, que visa ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país.

A programação completa com as ações do Dia do Desafio nas unidades do Sesc pode ser consultada pela internet.

SERVIÇO

Dia do Desafio

“Trupe do Movimento”

Local: Estação Jurubatuba (Linha 9-Esmeralda)
Horário: a partir das 8h45

Local: Estação Primavera-Interlagos (Linha 9-Esmeralda)
Horário: a partir das 10h30

Local: Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda)
Horário: a partir das 12h

“O Homem Placa”

Local: Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda)
Horário: das 12h às 14h

“Malha e Boliche”

Local: Estação São Caetano do Sul “Prefeito Walter Braido”
Horário: das 9h às 16h

“Hoverboards”

Local: Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Horário: das 8h às 16h

Grátis para passageiros