CPTM: Cultura e cidadania no Projeto Usuário do Amanhã

Será nesta quinta-feira, dia 27

qua, 26/04/2006 - 10h53 | Do Portal do Governo

Uma lata de tinta na mão e uma idéia na cabeça. Foi assim que começou a história da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com a Fundação Orsa que nesta quinta-feira (27) participa do Projeto Usuário do Amanhã.

A Fundação atende jovens carentes que no ano passado aplicaram todo conhecimento adquirido em oficinas de grafite para revitalizar uma passarela próxima a Estação Santa Terezinha, em Carapicuíba, na Linha B (Osasco – Itapevi).

Agora é a vez da CPTM retribuir o feito ao levar 50 alunos para conhecer a Estação Júlio Prestes e um pouco da história da ferrovia. Outra parada será na Estação Pinacoteca, centro cultural cujo prédio foi projetado em 1914 para servir inicialmente como estação ferroviária.

Neste mesmo edifício funcionou o DOPS – Departamento de Ordem e Política Social – conhecido centro de repressão do regime militar. Hoje, na contramão desse histórico, as celas do lugar cederam espaço ao Memorial da Liberdade.

Na sexta-feira (28/4) a curiosidade que muitas crianças têm de viajar na cabine do maquinista será realizada pela garotada da Escola Estadual Conjunto Habitacional Itajuíbe I, de Ferraz de Vasconcelos.

Os alunos, da 4ª série, vão visitar a cabine do Expresso Leste e terão a oportunidade de aprender sobre a história da CPTM, como funciona a Central de Segurança, além de ir a um dos Centros de Controle Operacional da empresa, no Brás.

O Projeto Usuário do Amanhã foi criado com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a correta utilização do transporte ferroviário, despertar a cidadania e ampliar seu repertório cultural. A escola ou entidade organizada que quiser participar pode se inscrever pelos telefones 3226-4353 ou 3226-4354 ou enviar um e-mail para o endereço usuário.amanha@cptm.sp.gov.br.

Assessoria de imprensa da CPTM

J.C.