CPTM cria Disque Denúncia que funciona 24 horas

O serviço, que garante o anonimato do denunciante, funciona 24 horas por dia

sex, 14/11/2008 - 12h12 | Do Portal do Governo

Os usuários que presenciarem qualquer tipo de irregularidade ou delito nos trens, estações e outras dependências da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já podem denunciar o fato diretamente à Central de Segurança por meio de mensagem enviada por telefone celular (SMS). O serviço, que garante o anonimato do denunciante e mais agilidade na denúncia, funciona 24 horas por dia pelo telefone 7150-4949.

O objetivo do novo serviço é facilitar o canal de comunicação do usuário, estimulando-o a colaborar com a empresa no combate ao tráfico e uso de drogas, comércio ilegal, vandalismo e outros crimes. A mensagem enviada via celular é recebida diretamente pela Central de Monitoramento, que tem condições de acionar os agentes mais próximos do local para ação imediata, se for o caso.

Além de poder enviar o SMS em qualquer hora do dia e da noite, o usuário também tem à disposição o telefone 0800-0550121, do Serviço de Atendimento ao Usuário, de segunda a sexta – feira das 5h às 22 h e aos sábado das 6h às 18 horas. Todas as denúncias recebidas por esse telefone serão encaminhadas imediatamente à área de Segurança da companhia.

Os agentes e o monitoramento por câmeras

Atuando com ou sem uniforme, os agentes próprios e terceirizados têm como atribuição não só zelar pela segurança dos passageiros e do patrimônio da empresa, mas também inibir a atuação de vândalos, vendedores ambulantes, assaltantes, traficantes e usuários de drogas. Uma missão complexa, dado o tamanho da companhia que possui mais de 260 km de extensão, 89 estações e uma frota de trens que realiza 2.000 viagens por dia, transportando cerca de 2 milhões de passageiros, por 22 municípios.

Como apoio à atuação dessa equipe, foi implantado o monitoramento das estações por meio de câmeras, que muitas vezes auxiliam também as polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo, na identificação de criminosos e suspeitos.

As imagens captadas ficam armazenadas num único local, na Central de Segurança da empresa, permitindo a conferência em tempo real. Entre janeiro e outubro deste ano, as câmeras da CPTM captaram 27 casos de roubo a estação, 16 casos de tráfico de drogas e 36 de porte de entorpecentes. As imagens possibilitaram ainda, a prisão de 74 suspeitos.

Da CPTM