CPTM construirá 24 passarelas até 2010

Opção por locais levou em conta adensamento populacional e concentração de serviços

dom, 23/08/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contratou a elaboração de projetos básicos de passarelas para cinco de suas linhas que integram o centro e a região metropolitana de São Paulo. Elas fazem parte do conjunto de 24 passarelas que a companhia entregará até 2010. Uma já foi entregue e três delas serão entregues ainda neste ano. A companhia tem como principal objetivo coibir a prática ilegal de travessia das vias por pedestres e garantir uma transposição segura da linha férrea. 

A localização das passarelas foi definida com base em estudo sobre os pontos de maior adensamento populacional e concentração de serviços, como comércio, escolas, hospitais e outros instalados no entorno das linhas férreas. 

Na linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), os trechos escolhidos são entre as estações Jaraguá e Perus – passarela já foi entregue à comunidade em maio e outra entre Franco da Rocha e Baltazar Fidelis, totalizando duas travessias sobre a via. 

A Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) terá três novas passarelas: uma nas proximidades da Estação Carapicuíba, no km 21 – ligando a Estrada do Porto de Areia e a Avenida Brasil, e a outra perto de Engenheiro Cardoso, no km 33, com acesso à Avenida Miraflores. A terceira será próxima à Estação Itapevi e deverá ser entregue em dezembro deste ano. 

Na zona sul da capital, os paulistanos ganharão acesso da Estação Villa Lobos-Jaguaré, na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), direto ao Parque Villa Lobos, com passarela sobre a Marginal Pinheiros. 

Mais cinco passarelas serão construídas na Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra). Uma delas ficará próxima à Estação Ipiranga, no km 7, junto ao Viaduto São Paulo, ligando as avenidas Professor Luiz Inácio de Anhaia Mello e Presidente Wilson. Na região de Mauá, no km 22, será construída uma que ligará as avenidas Alberto Soares Sampaio e Rosa Kasinski. Ainda em Mauá, outra já existente no km 26, será reformada no Parque das Américas. A quarta nova ficará antes da Estação Rio Grande da Serra, que já está em execução. A previsão para conclusão das obras é setembro. Outro acesso será reformado em Ribeirão Pires, na Vila Gomes, no km 29. 

A Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) receberá duas novas passarelas elevadas, que atenderão as comunidades do entorno da Estação Antonio Gianetti, no km 26, entre as avenidas José do Patrocínio e Governador Jânio Quadros, e no km 28, ligando as ruas Gastão e Pascoal Lobosco. Essas passarelas ficarão prontas no segundo semestre de 2010. 

A zona leste da capital e municípios vizinhos a essa região ganharão mais 11 novas passarelas sobre a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana).

Veja onde estão localizados os acessos: 

– km 11,5, entre as ruas Rinópolis e Kampala, no bairro da Penha- km 25,9, entre as ruas Pedroso da Silva e Imeri, entre as estações São Miguel Paulista e Jardim Helena-Vila Mara
– km 26,2, entre as ruas Santa Rosa de Lima e José Nunes dos Santos, também entre as estações São Miguel Paulista e Jardim Helena-Vila Mara
– km 28,1, liga a Avenida Estrela da Noite e Rua Alvarado, entre as estações Itaim Paulista e Jardim Helena-Vila Mara
– km 29, após Estação Itaim entre a rua Raimundo Mendes Figueiredo e a praça Mauá-Mirim
– km 31,6, após Estação Jardim Romano, entre as ruas Diogo da Costa Tavares e Guajiru
– Km 33, após Estação Manoel Feio, ligando as ruas Joaquim M. Diogo e Soldado Osvaldo Guimarães Lanza
– km 35,8 após Estação Itaquaquecetuba, ligando rua 15 de Novembro e Avenida Brasil
– km 38,8, entre as estações Aracaré e Calmon Viana, ligando as ruas Foz do Iguaçu e Calil Haddad, em Vila Lúcia, Poá
– km 40, 8 ligando a Linha 12 à Linha 11
– Passarela antes da Estação Jardim Romano (agosto/09)

As obras estão incluídas no Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que investirá, entre 2007 e 2010, R$ 20 bilhões para a modernização da malha metro-ferroviária.

Da CPTM