CPTM conclui obras da Estação provisória de Ferraz de Vasconcelos

Futuro prédio contará com plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade

seg, 05/09/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Desde o último domingo, 4, está em operação comercial da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a estação provisória de Ferraz de Vasconcelos. Os usuários estão sendo informados por meio de folhetos, tótens, banners e avisos sonoros nos trens e estações. A próxima etapa será o início da demolição das instalações antigas, aonde será reconstruída a nova estação.

O futuro prédio contará com plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade (elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas). Além de banheiros públicos comuns e bicicletario, haverá também sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para transpor a via férrea, uma passarela iluminada ficará aberta 24 horas. Atualmente, a estação Ferraz recebe a média de 23 mil usuários/dia útil.

Com a conclusão das obras das estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano, que também está sendo reconstruída, e de todas as obras de infraestrutura na Linha 11-Coral, o serviço Expresso Leste será estendido até Suzano durante todo o horário comercial, solucionando as dificuldades existentes hoje em Guaianazes.

Obras x atendimento aos usuários

Executar obras de infraestrutura e reconstrução de estações, sem deixar de operar as linhas, exige uma série de medidas da CPTM no sentido de minimizar os impactos aos usuários e na população local e, ao mesmo tempo, permitir o cumprimento dos cronogramas, sem deixar de atender aos usuários.

Os serviços de infraestrutura, por exemplo, são realizados em sua maioria nos períodos de vale, aos fins de semana, feriados e de madrugada. Às vezes, essas obras podem exigir restrição de velocidade durante toda a operação, em determinados trechos.

É importante compreender que essas obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas seis linhas permitirão que os novos trens, que já estão sendo entregues para a frota da CPTM, num total de 105 composições novas, tenham um melhor desempenho, resultando na redução do intervalo entre as composições e no aumento da oferta de lugares.  

Da CPTM