CPTM: Comprovada eficácia do programa de conscientização ambiental

Estudo de caso revelou mudança positiva no comportamento frente às questões ambientais após treinamento

sex, 02/06/2006 - 18h09 | Do Portal do Governo

A estratégia adotada pela CPTM de promover um programa de conscientização ambiental para as chefias imediatas como agentes multiplicadores, visando a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), mostrou-se bastante eficaz. Essa é a conclusão da dissertação de mestrado do engº de Segurança do Trabalho da companhia, Edson Caris Lacerda, aprovada no programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Realizado entre março de 2004 e novembro de 2005, o estudo de caso revelou que, após receber dos seus líderes o repasse dos conteúdos do treinamento, as equipes executoras mudaram positivamente o comportamento frente às questões ambientais.

Entre os principais resultados destacam-se o acréscimo do número de agentes multiplicadores que passaram a implementar ações sobre o uso racional da água em 25%, de energia elétrica em 22,2% e do uso do papel em 19,4%. Um total de 86,1% dos agentes multiplicadores entrevistados (36) notificaram uma mudança de atitude dos funcionários, na escala de média a grande, em relação ao meio-ambiente.

O estudo sugere que somente a gerência imediata, neste caso supervisores, encarregados e chefes de estação, pode fazer com que suas equipes compreendam a responsabilidade individual de realizar as tarefas de acordo com as exigências técnicas, ambientais e de segurança.

Segundo o pesquisador, a CPTM “está no caminho certo” por ter priorizado a educação ambiental antes da consolidação de um SGA. “A empresa teve visão, pois mexeu com o fator humano primeiro, ao conscientizar os líderes e, por conseqüência, suas equipes, e capacitá-los para identificar os aspectos e impactos causados por suas respectivas áreas”. Para Lacerda, o chefe conscientizado motiva o empregado quando “mostra, na sua linguagem, como os processos e os fluxos ambientais são gerados”.

A comissão julgadora que concedeu o título de “Mestre em Ciências Ambientais” a Lacerda no dia 30 de março foi composta pelos professores doutores Carlos Eduardo Matheus e Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro, ambos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UNITAU, e pelo prof° Dr. João Alberto da Silva Sé, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA).

De acordo com a coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da CPTM, Henriqueta Giolito Porto, o trabalho de Lacerda “evidenciou a correta opção da empresa ao aplicar um eficaz programa de educação ambiental”, por meio dos supervisores, encarregados, chefes de estação e demais cargos de chefia imediata. “Congratulo-me com o colega Edson e com todos os envolvidos no treinamento promovido na companhia”.

Conscientização corporativa

Iniciativa pioneira entre as empresas públicas, o Treinamento de Conscientização de Meio Ambiente da CPTM envolveu diretamente três mil funcionários, mais seis mil de maneira indireta, entre agosto de 2004 e agosto de 2005. Em mais de 30 palestras, foram abordadas questões sobre legislação ambiental, os impactos gerados pela companhia e as principais ações previstas na sua política ambiental. Ao final dos encontros, os participantes receberam uma cartilha com os conceitos básicos de meio ambiente.

Da CPTM