CPTM: Compromisso de gestão é meta para 2006

Esse método de trabalho é uma importante ferramenta para garantir a qualidade e padronização dos serviços

qui, 29/12/2005 - 9h46 | Do Portal do Governo

A implantação do Compromisso de Gestão em todas as estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é a meta das gerências de Gestão da Qualidade (GRQ), Operação de Estações (GOP) e Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos (GRH) para o primeiro semestre do próximo ano.

Esse método de trabalho é uma importante ferramenta para garantir a qualidade e padronização dos serviços prestados aos usuários, o que, por conseqüência, contribui à melhoria de imagem da empresa. O Compromisso de Gestão estabelece os indicadores de desempenho e metas aos principais processos de resultados da estação.  

A nova diretriz gerencial visa à excelência dos serviços. Com esse propósito, chefes gerais de estação, funcionários e a GOP firmam o compromisso, em que são estabelecidos objetivos para os seguintes elementos: usuários, empregados e sistemas/equipamentos/instalações. Por exemplo, um dos itens de gestão, no campo de recursos humanos, objetiva o treinamento de 100% do quadro funcional.

No intuito de preparar os funcionários para essa nova etapa de gestão participativa, chefes de estação, engenheiros, assistentes técnicos e o gerente de Operação de Estações, Laercio Damasceno Machado, assistiram, nesse ano, à peça “A Sociedade dos Clientes Felizes”, com o foco no atendimento e satisfação dos clientes. Outras ações de treinamento e desenvolvimento estão previstas para os primeiros meses de 2006.

Estação Referência

No ano de 2005, unidade Mogi das Cruzes tornou-se a terceira Estação Referência da companhia, a exemplo da Lapa, na Linha A (Luz – Francisco Morato) e Ipiranga, na Linha D (Luz – Rio Grande da Serra). A entrega à população ocorreu no mês de maio. A estrutura física da estação foi remodelada por completo, com troca de luminárias, novos sanitários, pintura e comunicação visual, novas bilheterias em alvenaria, acréscimo de bloqueio eletrônico, equipamentos para facilitar o acesso de pessoas com deficiência (rampas e banheiros), bem como jardim entre as plataformas.

Reorganizado, o espaço de trabalho para os funcionários ganhou instalações modernizadas, como sanitários, vestiários, copa, novas mesas, cadeiras e eletrodomésticos.           

No aspecto social, as obras civis proporcionaram trabalho a 30 reeducandos em liberdade assistida da Funap (Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso). Participaram diretamente das intervenções por volta de 30 funcionários da CPTM, incluindo encarregados, pedreiros, pintores, eletricistas, encanadores, serralheiros, carpinteiros, soldadores, entre outros. Os serviços de jardinagem e paisagismo foram realizados por bolsistas das “Frentes de Trabalho”, programa que oferece emprego e capacitação a pessoas desempregadas.