CPTM compra mais trens por meio de parceria público-privada

Serão 288 vagões, que formam 36 composições: 12 reformadas e 24 novas

ter, 16/09/2008 - 8h30 | Do Portal do Governo

A Parceria Público-Privada (PPP) será o modelo utilizado na aquisição de trens para a Linha Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga Itapevi à Estação Júlio Prestes, na região central da capital. O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo aprovou, em reunião na semana passada, essa iniciativa.

Serão 288 vagões, que formam 36 composições: 12 reformadas e 24 novas. O próximo passo para a PPP é a realização de audiências públicas. Além dessa PPP para compra de novos trens, o projeto de modernização da Linha Diamante executado pela CPTM abrange reformas das estações Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Domingos de Moraes, Comandante Sampaio, Engenheiro Cardoso, Jandira e Imperatriz Leopoldina.

A estimativa da empresa é que, até 2010, o intervalo entre trens no horário de pico caia de 9 para 5 minutos, enquanto a oferta de lugares deverá aumentar de 20 mil para 34 mil por hora/sentido. Já o número de usuários em dia útil deverá subir dos atuais 334 mil para 422 mil.

Da Secretaria de Desenvolvimento

(M.C.)