CPTM comemora 17 anos com projetos culturais

Exposição fotográfica, painéis e CD com usuários pianistas da Estação da Luz são lançados entre hoje e amanhã

qua, 27/05/2009 - 12h20 | Do Portal do Governo

(atualizado no dia 28 de maio às 10h30)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) completou nesta semana 17 anos de atividades. A data foi comemorada ontem, 27. Atualmente, a CPTM funciona em 89 estações em 22 municípios com 260,8 quilômetros de linhas operacionais.

Para comemorar o aniversário, companhia realiza ações culturais e inaugura novos projetos nas estações. O usuário pode conferir: Galeria de Arte a Céu Aberto – Nos Muros da CPTM, CD CPTM 17 anos – Piano na Luz e exposição fotográfica Olhares sobre os Trilhos.

Hoje, 28, a comemoração a CPTM acontece na Linha 8-Diamante. A Estação Júlio Prestes vai abrigar uma oficina de arte do projeto Galeria de Arte a Céu Aberto – Nos Muros da CPTM, que faz painéis artísticos com tema livre, para instalação nos muros da CPTM. Numa parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz, a companhia busca no projeto a inclusão social dos jovens pela arte. Ao mesmo tempo, sensibiliza a população para a arte e para a preservação das estações. 

A Linha 10-Turquesa inaugurou ontem, no saguão principal da Estação da Luz, a exposição Olhares sobre os Trilhos. A mostra apresenta uma coletânea de imagens do cotidiano da empresa, feitas por fotógrafos renomados.

No mesmo espaço, um piano foi uma das atrações principais do lançamento do CD CPTM 17 Anos – Piano na Luz. A história começa em outubro de 2008, quando o SESC-SP colocou pianos em vários espaços públicos, incluindo as estações Luz e Santo Amaro, com a inscrição: Toque-me, sou teu.

Como homenagem às milhares de pessoas que participaram do projeto, a CPTM selecionou sete usuários/pianistas que se destacaram no período em que os instrumentos estiveram nas estações. O resultado foi a gravação de um CD, lançado ontem, com 17 faixas, que vão do “Minueto Nº 2”, de Johann Sebastian Bach, até “Menino da Porteira”, de Teddy Vieira e Luizinho.

Os usuários da CPTM ainda fizeram dança de salão para lembrar o Dia Mundial do Desafio, evento anual comemorado sempre na última quarta-feira de maio. A data, criada no Canadá em 1983, tem como objetivo estimular a prática de exercícios físicos e incentivar a redução do consumo energético.