CPTM: Começa processo de PPP para expansão até Guarulhos

Trem de Guarulhos terá capacidade para atender a demanda diária inicial de 106 mil usuários

qui, 31/08/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

As empresas interessadas em apresentar estudos por meio de PPP (Parceria Público-Privada) para a nova linha Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto têm até o dia 24 de novembro para buscar esclarecimentos sobre o processo ou mesmo efetuar o cadastro.

As novas vias poderão ser construídas em paralelo à Linha F [ Brás-Calmon Viana], onde a CPTM possui faixa patrimonial para a obra, sem necessidade de grandes impactos desapropriatórios no trecho entre Brás e Engenheiro Goulart. Essas vias serão compartilhadas pelo Trem de Guarulhos, que atenderá a demanda diária de transporte entre a Capital e o município de Guarulhos, e o Expresso Aeroporto, com características diferenciadas, que partirá de uma nova estação próxima às unidades Barra Funda e Júlio Prestes, diretamente para o Aeroporto Internacional Franco Montoro. Estuda-se a possibilidade do serviço incluir o check-in.

Segundo estimativa da CPTM, o Trem de Guarulhos terá capacidade para atender a demanda diária inicial de 106 mil usuários, com tempo de deslocamento de 15 minutos entre suas três estações. Uma a ser construída próxima ao Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães – CECAP, outra, intermediária, na Estação Engenheiro Goulart [Linha F], que passará por modernização, e no Brás, que ganhará novas plataformas e fará integração gratuita não só com as demais linhas da CPTM, mas também com o Metrô.

O Expresso Aeroporto ligará a região central de São Paulo diretamente ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com expectativa de transportar cerca de 20 mil pessoas por dia, em aproximadamente 20 minutos. Serão 31 km percorridos à velocidade de 100 km/h. O comunicado foi divulgado nesta quinta-feira, 31/08, no Diário Oficial do Estado.
Da CPTM