CPTM: Com a extensão da Linha C, trilhos voltam ao Grajaú

No trecho, haverá três novas estações (Autódromo, Interlagos e Grajaú), que serão atendidas por mais 12 trens introduzidos na frota

qui, 01/06/2006 - 15h29 | Do Portal do Governo

Para estender a Linha C (Osasco – Jurubatuba) até Grajaú, no extremo sul da capital, a CPTM constrói 8,5 quilômetros de via dupla, sinalizada e eletrificada. No trecho, haverá três novas estações (Autódromo, Interlagos e Grajaú), que serão atendidas por mais 12 trens introduzidos na frota. Orçado em R$ 245,3 milhões, o projeto prevê aumento de 45 mil usuários por dia na linha, que hoje transporta 110 mil. No local da estação Grajaú, situada entre a Avenida Dona Belmira Marin e a Rua Giovanni Bononcini, é possível ver a futura plataforma central, que terá 240 metros de extensão e capacidade para trens da Série 5.500, com 12 carros (vagões). Foi concluída terraplenagem de duas vias permanentes (ida e volta) e do pátio de manobras e estacionamento, que comportará até quatro composições. As obras das outras duas estações prosseguem com serviços de fundação e infra-estrutura.

O trecho entre Jurubatuba e Grajaú, já existente, não era operado havia anos. Quando em circulação, a linha era do tipo singela (os mesmos trilhos para ida e volta). Agora, haverá via dupla. Essa ampliação faz parte da segunda etapa do Projeto Sul de Trens Metropolitanos de São Paulo e inclui uma nova ponte sobre o Rio Jurubatuba. Além de Grajaú, o prolongamento beneficiará moradores de Interlagos, Socorro, Cidade Dutra e Parelheiros. A expectativa é ampliar a demanda de 45 mil pessoas por dia na linha, que transporta hoje 90 mil.

Com a retirada de parte da cobertura metálica do terminal de ônibus Grajaú, administrado pela São Paulo Transportes (SPTrans), começou a fundação (com estaca hélice) do novo mezanino, que permitirá aos usuários a integração com a CPTM.

O espaço abrigará setores técnicos e operacionais da estação de trem – linha de bloqueio, bilheterias à prova de bala, salas de Segurança e Supervisão Operacional (SSO), banheiros públicos e para funcionários, refeitórios, vestiários, duas escadas rolantes, dois elevadores e acesso a deficientes e outras pessoas com pouca mobilidade de locomoção. Em frente ao Hospital Estadual do Grajaú e próximo à passagem inferior da Avenida Belmira Marin estão prontos mil metros de muro, de um total previsto de 8 mil. Com 2,5 metros de altura, são moldados no local e identificados pela logomarca da CPTM. Com as escavações e os aterros ao longo da extensão da Linha C, começaram as obras de contenção, retaludamento e drenagem. Posteriormente, serão instalados sublastro, lastro da via permanente, dormentes e trilhos.Interlagos e Autódromo – A Estação Interlagos, na Avenida Presidente João Goulart, terá plataforma central e duas vias permanentes elevadas sobre o aterro. Por isso, ao sul da estação, foram concluídas, no mês de março, as paredes diafragma, contendo até 32 metros de profundidade para contenção e duplicação da passagem inferior da João Goulart, que passou de 5,5 metros para 11 metros. A ampliação facilitará a integração com ônibus e atenderá a maior fluxo de veículos e pedestres. Para acelerar as obras, serão cravadas estacas pré-moldadas na fundação, para serem executados os blocos, vigas-baldrame e paredes de concreto responsáveis pela sustentação da plataforma.

O serviço de terraplenagem prossegue entre as estações Interlagos e Grajaú. Mais um quilômetro de via no sentido contrário recebeu reforço com pedra-rachão (maior que a pedra de brita). A escavação e concretagem das canaletas para contenção da água de chuva também continuam sendo tocadas. As obras da Estação Autódromo, na esquina das ruas João Batista Cataldo e Plínio Schmidt, encontram-se em fase de escavações. A remoção e o reassentamento das famílias que ocupam irregularmente a faixa patrimonial da CPTM e a demolição dos barracos avançam.

O trabalho de maior vulto é a concretagem da primeira lamela (placa) da parede diafragma da passagem inferior para veículos e pedestres da Rua João Cataldo, com 45% do serviço executados. No local foram cravadas 117 das 166 estacas pré-moldadas da fundação. Prosseguem ainda os serviços preliminares para a canalização do córrego do terreno. Sobre esse aterro serão construídas salas técnicas e operacionais da Estação Autódromo.

Depois da terraplenagem de mais 1,1 mil metros de via entre Autódromo e Jurubatuba, o subleito foi reforçado com pedra rachão. Entre as futuras Autódromo e Interlagos, na altura da Praça João Beiçola da Silva, a companhia constrói baldrames (alicerces) para muros de vedação.

Os sistemas elétrico-eletrônico, de sinalização e de telecomunicações, que atenderão às três novas estações, devem ser entregues na conclusão das obras. As três novas estações estarão em conformidade com o Decreto Federal nº 5.296 e as recentes versões normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050 (para estações) e 14.021 (para trens), que exigem acesso fácil aos portadores de necessidades especiais ou que andam com dificuldade. Os projetos prevêem rampas, elevadores, escadas rolantes, piso podotátil (com saliências que guiam quem não enxerga) e sanitários que permitem acompanhante para pessoas deficientes.Reassentamento – A CPTM continua o processo de remoção e reassentamento de 600 famílias que ocupavam de forma irregular a faixa da empresa, no bairro Jardim Quarto Centenário. Foram assinados 420 contratos: 339 referentes a apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e 81 documentos oficializando indenizações em dinheiro. Dessas famílias, 365 mudaram-se e 363 imóveis foram demolidos. O convênio de R$ 9 milhões entre a CPTM e a CDHU, de agosto de 2005, prevê a construção de 420 apartamentos na cidade, com 44,16 metros quadrados, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A entrega deve ocorrer no mês de janeiro.

O convênio oferece ajuda de custo moradia, paga mensalmente a cada família até a entrega das chaves dos imóveis da CDHU. Com esse auxílio, os moradores irregulares reassentados podem alugar outro imóvel. O depósito necessário à locação é pago também pela CPTM, mediante apresentação do contrato. A companhia custeará, ainda, ajuda de custo para mudança em duas ocasiões: na saída do terreno invadido para moradia temporária e desta para o imóvel construído pela CDHU. Quem opta pela indenização em dinheiro, recebe em conta-poupança no Banco Nossa Caixa após a desocupação da casa, além do auxílio para mudança.

Linha F passa por recuperação

A CPTM iniciou no mês de março obras de recuperação na Linha F (Brás – Calmon Viana), com prazo de um ano para conclusão. Serão construídas três novas estações (USP Leste, Jardim Helena e Jardim Romano) e reforma de outras duas (Comendador Ermelino e Itaim Paulista). Na Estação Itaim, a plataforma central foi demolida. Os operários trabalham na fundação, com estaqueamento de 192 pontos de sustentação, para a construção da nova plataforma. As futuras paradas Jardim Romano e Jardim Helena receberam contêineres para a instalação de canteiros. Os serviços são realizados sem alteração na circulação dos trens. A Linha F receberá reforço de mais 10 composições que estavam fora de operação e reforma de outras 49, em circulação. Os trens passarão por troca de piso, bancos, portas e pintura. Os serviços ocorrerão em etapas até 2009. Mais trens, estações e melhoria dos sistemas de energia, sinalização e vias possibilitarão reduzir o intervalo entre as composições de 9 para 7 minutos nos horários de pico. Assim, serão mais 70 mil passageiros transportados diariamente; hoje, são 120 mil. O investimento é de R$ 250,6 milhões.

Da Agência Imprensa Oficial