CPTM colocará trem exclusivo para levar ciclistas para o Festival de Música de Itu

O trem tem capacidade para acomodar confortavelmente 200 ciclistas e suas bicicletas

sex, 08/10/2010 - 14h52 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) colocará neste sábado, 9, em operação um trem exclusivo para levar ciclistas até Jundiaí. A partir dali eles irão pedalar cerca de 60 quilômetros até Itu, onde acontece o megaevento SWU (Starts With You / Começa com você) Music Arts & Festival, que vai unir música e conscientização ambiental.

Uma composição (de oito vagões) partirá da Estação da Luz, às 7h30, e deverá chegar à Estação Jundiaí em uma hora. O trem tem capacidade para acomodar confortavelmente 200 ciclistas (todos sentados) e suas bicicletas. A iniciativa vai ao encontro da proposta do SWU, que é promover a sustentabilidade, uma vez que o trem e a bicicleta são meios de transporte não poluentes. Além disso, o passeio é uma forma de incentivar o cicloturismo.

A recepção aos ciclistas será feita, a partir das 6h30, por um acesso totalmente segregado, ao lado do Museu da Língua Portuguesa, onde cada participante poderá conduzir a bicicleta por uma rampa. Toda a operação será acompanhada por agentes de estação e seguranças da CPTM. Os ciclistas receberão um kit com mapa de linha e informações sobre os serviços da Companhia. O retorno será feito de ônibus (saiba mais).

Segundo o diretor do Instituto CicloBR e organizador da “pedalada” em parceria com a CPTM, André Pasqualini, a iniciativa tem “tudo a ver” com a mobilidade sustentável, que é a principal missão da entidade. “Estamos unindo nessa viagem dois meios de transporte sustentáveis: o trem e a bicicleta, o que é um primeiro passo para o mundo do ciclismo. Também é uma forma de trazer as pessoas para conhecerem o cicloturismo”, afirma.

Quem quiser participar ou obter mais informações sobre o passeio basta acessar a página do site do Instituto CicloBR ou enviar e-mail para ciclobr@ciclobr.com.br.

Iniciativas sustentáveis

A CPTM conta atualmente com 19 bicicletários que oferecem cerca de 5.400 vagas – número que vem aumentando gradativamente. Todos espaços contam com iluminação, piso de concreto e segurança para controlar os acessos e preservar as bicicletas ali depositadas. Também é permitido levar bicicletas dentro trens aos sábados (após às 14 horas), domingos e feriados (saiba mais: http://www.cptm.sp.gov.br). Outro incentivo ao uso da bicicleta é a Ciclovia Rio Pinheiros, paralela à Linha 9-Esmeralda, com 14 km de extensão, entre Jurubatuba e Vila Olímpia.

No dia 26 de setembro, a CPTM testou o chamado “vagão-bicicletário” no roteiro entre Luz e Mogi das Cruzes, do Expresso Turístico. Com capacidade para 46 bicicletas, o novo vagão é acoplado à composição e as magrelas presas a suportes de tubos metálicos fixados no piso. Futuramente, a ideia é estender o vagão-bicicletário para os demais roteiros do Expresso Turístico.

Da CPTM