CPTM: Campanha para diagnóstico gratuito da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica será realizada amanhã

Cerca de 90% dos portadores da doença são fumantes ou ex-fumantes crônicos: evento será realizado na Estação Brás da CPTM das 9h às 14h

seg, 28/08/2006 - 13h52 | Do Portal do Governo

Será realizada em São Paulo mais uma edição da Campanha Respire e Viva, iniciativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) para promover o diagnóstico precoce da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A campanha será em 29 de agosto, data escolhida pelo Ministério da Saúde para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Será montado um grande posto de atendimento gratuito na Estação Brás da CPTM.

Sobre a DPOC:

– A sigla DPOC representa tanto o enfisema pulmonar quanto a bronquite crônica, manifestados em conjunto ou separadamente.

– Cerca de 90% dos portadores de DPOC são fumantes ou ex-fumantes crônicos.

– A doença mata 30 mil pessoas por ano no Brasil e apresentou um crescimento de 340% nas últimas duas décadas, segundo a Associação Latino-Americana de Tórax – ALAT.

– De acordo com o Consenso Brasileiro de DPOC, estima-se que existam hoje aproximadamente 5,5 milhões de pessoas portadoras da doença no País.

– Se não diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada, a DPOC torna-se tão incapacitante que impede o indivíduo de realizar atividades de rotina, como subir e descer escadas; caminhar; conversar; alimentar-se etc.

Serviço:

Campanha Respire e Viva

Dia: 29 de agosto de 2006

Horário: das 9h às 14h

Local: Estação Brás da CPTM