CPTM bate recorde no número de passageiros transportados

Número maior de pessoas estão usando os trens como opção para seus deslocamentos fora do horário de pico

seg, 16/11/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos confirma a tendência de crescimento da demanda e bateu novo recorde de passageiros transportados. No dia 6 de novembro, foram registradas 2.179.727 pessoas – número que abrange tanto passageiros que passaram pela catraca como os que fizeram transferência de linha nas Estações Luz, Brás, Barra Funda e Santo. 

A quantidade ultrapassa em mais de 36 mil usuários a marca histórica alcançada em 9 de outubro, quando foram transportadas 2.142.916 pessoas. O aumento no número de passageiros que utilizam o sistema mostra que, com as melhorias contínuas promovidas pelo Plano de Expansão na CPTM, novos usuários estão migrando para o sistema fora do horário de pico. 

Para o diretor de Operação e Manutenção da CPTM ,Mario Fioratti, mais pessoas estão usando os trens como opção para seus deslocamentos em compromissos fora do horário de pico. “O aumento de passageiros transportados revela que o sistema tem confiabilidade e as pessoas são atraídas por esse fator”. Além disso, o diretor lembra que a companhia tem feito um grande esforço no sentido de reduzir os intervalos fora dos horários de pico em todas as linhas. 

Redução de intervalos 

A CPTM reduziu, desde o dia 9 de novembro, os intervalos de 15 para 12 minutos, no trecho entre Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi. Vale lembrar que de Francisco Morato para Luz o intervalo no horário de pico é de 7 minutos. A nova estratégia operacional também permite que sejam realizadas 16 viagens entre Luz e Jundiaí, sem baldeações em Francisco Morato, de segunda a sexta-feira, no chamado horário de vale. 

Medida semelhante foi adotada no primeiro semestre na Linha 11-Coral [Luz-Estudantes], permitindo que 14 trens circulem ao longo do dia, sem a necessidade de baldeação na estação Guaianazes. 

O Plano de Expansão está investindo R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário até 2010. Com os recursos já foram comprados 107 trens para a CPTM e o Metrô. Além disso, o número de linhas com qualidade de metrô saltará de 61 Km para 240 km dos quais 160 Km na CPTM. 

Da CPTM